26.9.08

Inspiron 1525 Características

Hoje, vou falar um pouco sobre as características da máquina, suas particularidades em relação às outras máquinas da Dell e questão de estética da máquina.
Máquina arco-íris.
A grande característica da máquina, principalmente aqui no Brasil, é a grande variedade de cores que se pode escolher para ela São várias cores "sólidas" e as estilizadas. Quando as cores são sólidas, a "tampa" da máquina é algo como emborrachada, dando uma boa sensação ao tocar nela. Quando é uma das estilizadas, o equipamento fica com esta parte envernizada. Dando uma aparência linda à máquina.
Desenho.
O notebook tem um lindo desenho, a aparência triangular, pouco notada nas outras máquinas da Dell, é bem destacada nesta, uma característica também presente na nova linha Studio.
Latch.
Este equipamento, em seu desenho, não foi colocado um latch, a trava que prende o LCD fechado. Se você carregar ele com a parte central do equipamento pra baixo, segurando ali, a tampa pode abrir até um dedo devido a força gravitacional(o que mantém a tampa fechada em sua posição normal).
Ondulações.
Na parte plástica que detêm os botões multimídia e o botão de power, existem duas ondulações pouco notáveis. Abaixo desta parte plástica, ficam os alto-falantes da máquina e, exatamente acima deles, ficam estas ondulações.
Parafusos extras.
Este equipamento possui dois parafusos que as outras máquinas da Dell não possuem, abaixo da bateria e que prendem a parte plástica dos botões multimídia, que já tem as duas ondulações. Acredito que caso não tivessem estes parafusos, provávelmente a máquina não fecharia.

Bom, o que lembrei de características agora, foi isso, o sono está me pegando e, se lembrar de algo, edito.

Por um mundo + AWAY!

22.9.08

Inspiron 1525: Software

Hoje falarei sobre os softwares em particular, do 1525.
Oficialmente, a máquina é homologada somente para Windows Vista e Ubuntu. Porém, é relativamente fácil instalar o XP na máquina e, por ter chipset Intel, com maracutaias é possível instalar MacOS X.

Dell Media direct 3.5

A máquina possui, como alguns outros notes da Dell, o software player multimídia Dell Media Direct, que, assim como o QuickPlay da HP, é um player multimídia, que não depende do sistema operacional para iniciar e funcionar, tendo uma partição própria no disco.
Quando se instala o XP na máquina, por limitações dele, é necessário alterar a configuração do HDD. Porém o Dell Media Direct não funciona corretamente com esta configuração mudada e, pressionar o "botão da casinha", pode levar tudo por água abaixo(fazer a casa cair). O ideal é após instalar o XP, instalar o driver da controladora do HDD e voltar à configuração original na bios.
No Ubuntu, é simples, ele instala perfeitamente após o Media Direct já ter sua partição no disco. Ele, apenas, perderá sua função dentro do sistema, mas, você poderá rastrear o botão físicamente no Linux e dar à ele a função de abrir um player.
No Vista, a princípio, não há problemas, se não for mudado o particionamento do disco.
Nunca vi um com o Inspiron 1525 com MacOS X, então, não sei como funciona o Media Direct nele.

O que pegamos mais freqüentemente no serviço é a instalação do XP na máquina. Existem muitos lugares que ensinam a instalar, houve um tempo em que não tínham os drivers no site da Dell e, até hoje, não têm todos os drivers no site da Dell, devido aos vários locais onde ensina-se a instalar XP, com Media Direct e drivers, não vou postar aqui, até porquê, o post estou fazendo do meu Inspiron e não tenho mais muita bateria, hehehe.
Se alguém tiver um Inspiron 1525 e quer saber como instalar o XP com Media Direct, coloque nos comentários que ajudarei, inclusive com os drivers corretos, mas é muita coisa pra colocar aqui.

Os próximos posts serão sobre características e problemas da máquina. Por hoje é só pessoal.

Por um mundo + AWAY!

21.9.08

Inspiron 1525: Hardware

Começando minha resenha do Inspiron 1525, a máquina mais vendida pela Dell Brasil este ano, sem dúvidas, iniciarei pelo Hardware.
Como possuo uma máquina destas, posso falar claramente e amplamente sobre ela, até por trabalhar no suporte ao produto.
Os itens falados aqui não vão depender nem um pouco do que está sendo vendido aqui ou nos EUA. Não nem aí pra parte de vendas, hehehe...

Processador: Oficialmente a máquina suporta processadores Celeron e Core (2) Duo. Desde Celeron 1400, 1.73 GHz passando por Pentium 4 Prescott DT 3.2GHZ, até Core 2 Duo T8300 2.4GHz.
Chipset: Intel Crestline-GM GM965.
Memória: A máquina suporta desde 512MB até 4GB DDR2 667MHz.
LCD: 15.4", com resoluções WXGA(1280x800) ou WSXGA+(1680x1050) com TrueLife, a tecnologia de maior brilho das telas da Dell.
Video: Intel X3100, pode ter até 384MB de memória, compartilhada com o sistema.
Audio: SigmaTel STAC 9228.
HDD: Interface SATA2, desde 80GB 5400RPM, passando por 160GB 7200RPM até 320GB 5400RPM.
Drive Optico: Inicialmente, suportaria desde Combo CDRW/DVD24x, até Combo DVDRW/Blu-Ray, porém devido a limitações gráficas, a máquina ficou com DVDRW 8x como unidade máxima.
Wireless: A máquina possui Slot WLAN e WWAN, suportando placas de todos os padrões atuais e até placas com GPS e modem HSDPA. A máquina possui Bluetooth 2.0 opcional.
Placa de rede: Marvel Yukon 88e8053 Gigabit.
Câmera: 2.0 MP.
Conexões: VGA, 4xUSB2.0, RJ-45, RJ-11, HDMI, Headphone/Speakers e microfone, IEEE1394a, S-video, Leitor de cartões 8 in 1 e Express Card.
Bateria: 6 e 9 células.
Peso: 3.0Kg com a bateria de 6 Células.
Dimensões: 35.7cmx25.6cm. A altura fechado fica em 3.78cm na parte traseira e 2.54cm na parte dianteira.

O design triangular da máquina traz uma beleza que normalmente as máquinas da Dell não têm. Outra questão que atrai bastante na máquina são as diversas opções de topcover, em uma cor só(Alpine White, Jet Black, Midnight Blue, Flamingo Pink, Espresso Brown, Ruby Red, Sunshine Yellow e Spring Green), que são meio emborrachadas, e as estilizadas(Comotion, Street, Chilli e Blossom). Houveram duas especiais, Surfer e Tidal, após o lançamento.
Comparando a máquina com outras disponíveis no mercado, dependendo de sua configuração ela fica equivalente a Sony Vaio, superior a muitos. O desempenho da máquina faz jus ao que têm, levando-se em conta ser um notebook para uso doméstico e Home Office. Devido ser uma máquina esteticamente bonita, é boa para apresentações. As várias conexões deixam a máquina bem versátil.

Por um mundo + AWAY!

20.9.08

Escondendo arquivos em imagens

Esta semana vi um post legal sobre como esconder seus arquivos em imagens ".jpg". deve ser algo bem antigo, mas gostei bastanete e resolvi colocar aqui.
O processo é bem simples. Basta você ter, na mesma pasta, a foto que vai servir de "máscara" e um arquivo compactado com os arquivos que você deseja esconder. Após isso, abra o prompt de comando(digitando CMD no comando executar), ir até a pasta e digitar "copy /b 'nome da imagem'.jpg + 'nome do arquivo compactado'.'extensão do arquivo' 'nome do destino'.jpg".Onde, obviamente 'nome da imagem' é o nome da imagem que está na pasta. 'nome do arquivo compactado' é o nome do arquivo compactado, 'extensão do arquivo' é a extensão do arquivo compactado(".zip",".rar", etc.), e, 'nome do destino' é o nome que você quer dar ao "resultado".
O ponto positivo disto é óbvio, quem ver o arquivo, verá uma simples foto, se tentar abrir, será mostrada somente a foto. Você somente verá seus arquivos, se usando um programa para descompactar, como Winzip ou Winrar, por exemplo.
O ponto negativo é que a foto do resultado fica com o tamanho da imagem, mais o tamanho do arquivo, o que pode deixar aparente que tem mais coisa do que deveria lá.
Mas, de qualquer maneira, achei este recurso bem interessante para proteger seus arquivos, para os mais malucos por segurança, você pode compactar os arquivos, remover a extensão, e, então compactar novamente e inserir na imagem. Mas aí, já tem muita segurnça, hehehe.

Por hoje é só, espero que minha resenha do Inspiron 1525 seja feita logo.

Por um mundo + AWAY!

3.9.08

"Aceito dar minha alma ao Google"

Ontem foi lançado o Google Chrome. O navegador mais rápido e estável já lançado. Porém, preste atenção ao contrato:

11.1 O usuário retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tiver posse em relação ao Conteúdo que enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Ao enviar, postar ou exibir o conteúdo, o usuário concede ao Google uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, distribuir publicamente, exibir publicamente e distribuir qualquer Conteúdo que o usuário enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Essa licença tem como único objetivo permitir ao Google exibir, distribuir e promover os Serviços, e ela poderá ser revogada para alguns deles, conforme definido nos Termos Adicionais.

Interessante, não?
Na próxima versão do Google Desktop você venderá sua alma ao Google se aceitar os termos.
Agora, brincadeiras à parte. Usei muito pouco o Chrome, não tive uma opinião própria sobre estabilidade e velocidade.
Quanto ao visual posso falar por mim, extremamente minimalista. Axei demais. Mas, com certeza, por ele ser "open", em breve, milhões de plugins, como os do Firefox, vão dar conta de tirar esta "minimalidade".
A velocidade e estabilidade são os maiores atrativos do Chrome, Vi alguns gráficos que me deixaram boquiaberto, dada a vantagem em relação ao Firefox. Bom, ao IE, nem citamos. E a segurança, enorme. Acredito que seja temporário. Pois, segurança é relativo. O que for mais usado sempre vai ser menos seguro, pois vai ser mais visado. Mas ele tem bastante estabilidade e aquele recurso de só travar uma aba, e não o navegador todo, que falei no post anterior que o beta 2 do IE8 tem.
Bom, eu aconselho, teste e dê suas opiniões próprias. Só não use para coisas confidenciais, só por garantia. ^_^

Por um mundo + AWAY!