22.9.08

Inspiron 1525: Software

Hoje falarei sobre os softwares em particular, do 1525.
Oficialmente, a máquina é homologada somente para Windows Vista e Ubuntu. Porém, é relativamente fácil instalar o XP na máquina e, por ter chipset Intel, com maracutaias é possível instalar MacOS X.

Dell Media direct 3.5

A máquina possui, como alguns outros notes da Dell, o software player multimídia Dell Media Direct, que, assim como o QuickPlay da HP, é um player multimídia, que não depende do sistema operacional para iniciar e funcionar, tendo uma partição própria no disco.
Quando se instala o XP na máquina, por limitações dele, é necessário alterar a configuração do HDD. Porém o Dell Media Direct não funciona corretamente com esta configuração mudada e, pressionar o "botão da casinha", pode levar tudo por água abaixo(fazer a casa cair). O ideal é após instalar o XP, instalar o driver da controladora do HDD e voltar à configuração original na bios.
No Ubuntu, é simples, ele instala perfeitamente após o Media Direct já ter sua partição no disco. Ele, apenas, perderá sua função dentro do sistema, mas, você poderá rastrear o botão físicamente no Linux e dar à ele a função de abrir um player.
No Vista, a princípio, não há problemas, se não for mudado o particionamento do disco.
Nunca vi um com o Inspiron 1525 com MacOS X, então, não sei como funciona o Media Direct nele.

O que pegamos mais freqüentemente no serviço é a instalação do XP na máquina. Existem muitos lugares que ensinam a instalar, houve um tempo em que não tínham os drivers no site da Dell e, até hoje, não têm todos os drivers no site da Dell, devido aos vários locais onde ensina-se a instalar XP, com Media Direct e drivers, não vou postar aqui, até porquê, o post estou fazendo do meu Inspiron e não tenho mais muita bateria, hehehe.
Se alguém tiver um Inspiron 1525 e quer saber como instalar o XP com Media Direct, coloque nos comentários que ajudarei, inclusive com os drivers corretos, mas é muita coisa pra colocar aqui.

Os próximos posts serão sobre características e problemas da máquina. Por hoje é só pessoal.

Por um mundo + AWAY!

Nenhum comentário: