28.2.10

25.2.10

SSDs de 600GB em breve

A Intel fez uma aposta agressiva no mercado de dispositivos de armazenamento por achar um vácuo no setor de discos ultra-rápidos, mais conhecidos como SSDs. A companhia realizará uma atualização de suas unidades de estado sólido em todos os setores, tanto no ramo empresarial quanto para o grande público. A Intel planeja aumentar drasticamente a capacidade de armazenamento de seus SSDs.

A série X25-E (direcionada para o mercado corporativo) será atualizada para oferecer capacidades de 100GB, 200GB e 400GB, substituindo os atuais de 32GB e 64GB. O "Lyndonville" será baseado em células MLC, serão fabricadas em 34nm em comparação com os atuais 50nm do X25-E.

Para o grande público, os SSDs também usarão células MLC (multi-level cell), mas com o processo de 20nm fabricada pela IM Flash. Os X25-M estarão disponíveis em capacidades de 160GB, 300GB e 600GB, dirigidos para desktops e portáteis. Os X18-M são focados para portáteis finos e rápidos, oferecem 160GB e 300GB de armazenamento. Por último teremos os X25-V, com 80GB de espaço em disco.

É surpreendente a Intel decidir usar células MLC nos discos direcionados para o setor corporativo, pois o SLC (single-level cell) além de mais rápido, tem mais durabilidade (ciclo de escritas na casa dos 100.000, enquanto o MLC escreve "apenas" 10.000 vezes a capacidade do disco). Porém, nota-se que a Intel resolveu concentrar esforços nos controladores e firmwares, aumentando a performance e durabilidade dos discos MLC, ao invés de usar os chips SLC, que são muito caros.

Os preços ainda são uma incógnita, mas o aumento na capacidade de armazenamento deve aumentar a popularidade dos SSDs no mercado mainstream. No final do ano, 300GB e 600GB de espaço ainda será bem menos que um disco rígido pode oferecer, no entanto, ambos os discos têm capacidade mais que suficiente pra o sistema operacional e para programas, que se beneficiam largamente do baixo tempo de acesso. Nota-se também que os modelos de 80GB, que atualmente custam na casa dos 200 dólares, devem custar pelo menos a metade disso, o que já o torna bastante acessível para os consumidores menos abastados...

Ctrl+C: Fórum PCs
Keep Simple!

21.2.10

Motorola Milestone

Bom, eu não tenho mais tanta "intimidade" com o mundo dos Smartphones quanto tinha há um ano atrás, já não leio a Garota sem fio todos os dias como fazia, mas, ainda são algo muito necessário. Agora, segue um texto do meu grande amigo João Neto, falano sobre o Motorola Milestone.

A Motorola renascendo das cinzas? Não podemos esquecer que após a linha Rocker ter sido um sucesso absoluto a Motorola deixou e muito a desejar. Parou nos lançamentos e acabaram as novidades. Dizem que um grande técnico da Intel foi para a Motorola e alterou toda a estrutura dos aparelhos, tendo como novidade aparelhos de altíssimo desempenho e de luxo, claro, com um custo mais baixo de produção. IPhone, desculpe-me, mas acho que apesar de sua beleza não ter comparações, o Milestone veio para roubar definitivamente o seu lugar, Pois com a quantidade de recursos oferecidos e ter a exclusividade do Android 2.0 ele terá o seu mercado com certeza para os aficcionados por tecnologia e liberdade de utilização.

O aparelho é o modelo slider com o teclado QWERTY mais fino do mercado, com espessura de 13,7mm, e um display com ampla tela multi-touch pinch zoom de alta resolução com 3.7, oferecendo alta qualidade na busca por músicas, vídeos e mapas. O MILESTONE traz um conjunto de aplicativos GoogleTM que incluem o Google Maps™ com Latitude™, Gmail™ e YouTube™. Possuí também o famoso teclado virtual e com sua tela a comodidade é excelente. Tive o prazer de utilizar um por algumas horas e afirmo, ele é rápido.
Para quem conhece o Google Street View, SIM. Funciona perfeitamente o aplicativo e o mais interessante é que basta VC se virar que o mapa vira junto com você, não há necessidade de tocar na tela para isso. Isso ocorre devido o Milestone possuir um Imã de alta precisa para funcionar como bússola (mesmo aplicativo que o iPhone 3GS oferece).

Valeu pela contribuição, João.

Keep Simple!

18.2.10

Realidade Aumentada 2.0

Se você já estava impressionado com a realidade aumentada, imagine se ela fosse sensível aos objetos e pessoas? Pois saiba que a tecnologia para isso já existe!

Enquanto a Realidade Aumentada comum é capaz de apenas reproduzir gráficos sobre a área do código, um novo tipo de interação se aproxima. As interações são imprescindíveis para tornar aquela projeção gráfica em algo um pouco mais real. Por isso, pesquisadores japoneses já vêm desenvolvendo uma tecnologia capaz de permitir a interação entre a pessoa e o objeto virtual.

Enquanto a Realidade Aumentada comum é capaz de apenas reproduzir gráficos sobre a área do código, um novo tipo de interação se aproxima. As interações são imprescindíveis para tornar aquela projeção gráfica em algo um pouco mais real. Por isso, pesquisadores japoneses já vêm desenvolvendo uma tecnologia capaz de permitir a interação entre a pessoa e o objeto virtual.

Ao contrário da Realidade Aumentada que conhecemos, a versão 2.0 ainda não poderá ser comercializada e distribuída aos usuários domésticos. Isso acontece porque para poder interferir na rota de um pequeno elefantinho virtual, por exemplo, é preciso estar equipado de uma placa de sensores táteis e dois controles de Nintendo Wii modificados para perceber a localização exata de onde o objeto (ou mão) está.

Assista ao vídeo a seguir para entender como o processo foi elaborado. As legendas estão em inglês, porém, é fácil de entender pelas imagens.

Mesmo que essa tecnologia ainda demore um pouco para chegar às casas dos usuários, seria muito interessante imaginar possibilidades para o uso dessa ferramenta. Acoplar a Realidade Aumentada 2.0 em dispositivos gráficos já disponíveis hoje no mercado pode ser uma excelente maneira de difundir o uso dessa tecnologia.

Ctrl+C: Baixaki.

Keep Simple!

17.2.10

Realidade Aumentada

"Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

A definição de Ronald Azuma sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.

Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que:
combina elementos virtuais com o ambiente real;
é interativa e tem processamento em tempo real;
é concebida em três dimensões.

Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia."
Ctrl+C: Wkipedia

A Realidade aumentada tem sido muito utilizada no mundo da propaganda, e eu acho que atrai muito as pessoas. Quer ver alguns exemplos de RA na área de publicidade? Veja este post do Brainstorm9.

Quer experimentar? Entre no RealidadeAumentada.com.br.
Exemplos no vídeo abaixo:

Minha opinião, tem muito futuro e não vai demorar pra estar em todos os lugares. Amanhã continuo com mais sobre RA.

16.2.10

Animais estranhos

Depois de muito tempo sem trazer animais, o LOLCatz, traz gatos... Apapnhando, hehehe... Vejam este incrível vídeo de uma tartaruga que corre os gatos de seu território na base da mordida. É incrível como os gatos não conseguem fazer nada pra se livrar dela, que é extremamente corajosa.

E o segundo vídeo mostra um cachorro e uma galinha. Se fossem duas pessoas, diríamos, mesmo assim, que são um cachorro e uma galinha. Ela não tenta fugir de cara, vai pra dentro da casa do cachorro na boa. Depois que o cachorro passa do limite que ela tenta fugir, mas aí, a coisa já tinha passado do limite.
Assistam e tirem suas conclusões.

Keep Simple!

15.2.10

Realidade do Suporte/TI

Bom, eu estou pensando seriamente em começar a trabalhar como Personal Nerd. Então, pesquisas foram feitas para saber as necessidades das pessoas e, também, foi criado um passo-a-passo para me auxiliar e as pessoas nao ficarem me chamando pra qualquer merda, como já acontece o dia inteiro no trabalho.
Segue:

Abaixo, um gráfico com dados reais sobre os problemas de TI que geralmente o pessoal do TI precisa tratar.
"Hello IT!"
Muito obrigado à Jess, pelas brilhantes informações passadas.

Keep Simple!

12.2.10

20 dias

Estavam os dois, voltando pra casa como sempre, conversavam sobre suas vidas, do que gostam, o que já fizeram na vida e o que fazem atualmente.
Então ele lembrou, as férias dela começavam naquele instante, já estavam saindo do trabalho e ela não voltaria na segunda. Então ele começou a desabafar...

Olha, isso parece uma coisa simples, eu sei que esses dias passam rápido. Quanto tempo é mesmo? Ah, sim, três semanas. Três semanas passam rápido hoje em dia, quanto mais velho agente vai ficando, mais rápido o tempo vai passando, não sei se depois de certa idade isso regride, mas, cada vez as coisas estão correndo mais.
Bom, eu não quero me desviar do assunto. Quero só me despedir, de maneira normal, simples e direta. Tá bom, talvez nem tanto isso.
Sabe, desde a primeira vez que eu vi que tu estava ali, eu te achei um pouco diferente, não se destacava de nada, apenas era diferente. Com certeza eu fui te notar ali depois que tu já estava ali há muito tempo. Fui notar tua presença depois de um tempo, quando "falavam" de ti na hora do almoço. Então, comecei a prestar atenção, comecei a perceber o que tu tinha. Eu vi que tu é aquele tipo de pessoa que sempre acabo encontrando, com um certo gosto, uma certa maneira de se vestir e certos princípios.

Enquanto ele falava, olhava pra ela, mas sem olhar direto para seus olhos, ele não tinha noção da reação que ela tinha ao ouvir aquilo. Talvez, até hoje não saiba.

Depois, por causa de outra pessoa, começamos a nos ver mais freqüentemente, todos os dias passava por ti e te cumprimentava, tu pode pensar que era igual à todos, mas não era exatamente assim. Contigo sempre foi sincero, mesmo nos dias que meu humor não estava legal e dava um sorriso falso enquanto apertava as mãos das pessoas, quando eu olhava pra ti e dizia "Bom dia!", era completamente sincero, assim como o sorriso.
Por causa, talvez, do destino, agente começou a trabalhar perto e depois, juntos. Tudo foi ficando mais óbvio. Depois de um tempo, de brincadeira, tu me pediu em casamento, lembra?
Pois é, foi uma brincadeira, mas, naquele momento, estava numa fase em que tinha abandonado todos os planos que tinha feito e vinha seguindo na minha vida. Estava há cerca de 3 anos nesta "fase". E repentinamente, mesmo que de brincadeira, tinha de novo planos pra mais tarde. Isso me deu ânimo e, depois de algum tempo, consegui passar daquela fase ruim. Não vou dizer que foi por tua causa que passei por uma fase da qual não estava muito legal, mas, foi um daqueles detalhes que, depois de um tempo, acabaram me fazendo superar a fase.
Isso foi há quanto tempo mesmo? Um ano, né? Em seguida agente tirou férias e ficamos 6 semanas seguidas sem nos ver. Senti saudade, já naquela época.
Com o passar dos últimos 12 meses agente começou a se falar mais e a brincar mais com a história do casamento. Eu fui meio que perdendo a vergonha que eu sempre tenho com essas coisas. Eu tinha vergonha até de chegar perto de ti no início. Eu acho que ainda lembro da primeira vez que agente se abraçou. Hoje eu acho que não consigo mais passar um dia sem te abraçar.
Eu lembro também de alguns fatos que marcaram bastante. Uma vez que agente conversou sobre a brincadeira e como ela, às vezes, se confunde com a realidade. Uma vez que tu me abraçou, estávamos de pé e tu beijou meu rosto umas três vezes enquanto conversávamos com as outras pessoas... Cara, eu fiquei bobo naquele momento, completamente bobo. E, aquela brincadeira no shopping, que até te comentei também e acabei te falando que 90% das coisas eram brincadeira de minha parte, lembra?
Bom, esse papo todo prova isso, ou não... Prova que talvez meu cálculo feito de susto, na hora, também esteja errado.
Na verdade mesmo esse blablablá todo é pra, além de passar o tempo até a hora de tu descer, dizer o quanto tu acabou se tornando importante pra mim e o quanto estas três semanas vão passar devagar, talvez quase 12 meses, com certeza, mais que 6 semanas...
Tem mais coisa que eu guardo pra não falar, não ia pegar bem neste momento e nem tenho mais tempo, enrolei bastante já e já tá na hora de tu descer, tchau, aproveita tuas férias e, se der, me liga, vamos fazer alguma coisa, vamos nos ver, já disse que vou ter saudade. Viu, não esquece de mim nesse tempo.

Enquanto as últimas frases são ditas, os dois se abraçam se despedindo, enquanto as últimas palavras são ditas, ele olha no fundo dos olhos dela e sorri, enquanto seus olhos ficam úmidos.
Depois que ela sai, ele bota a cabeça pra fora da janela e grita:

Sim, e eu tenho ciúme de verdade.

Assim ela fica, ele vai, ou ele fica e ela vai, não sei como foi ao certo, não estava lá.
Toda essa ladainha por 20 dias? Ah não, me poupe...

11.2.10

Keep Simple


Bom, depois de um tempinho sem postar nada, venho lançar a "variação" deste ano da campanha Por um Mundo + AWAY!: Keep Simple!

Vamos manter as coisas simples, fazer o bem sem olhar a quem, ajudar uma pessoa com algo simples, dê lugar no ônibus, doe sangue, separe o lixo...

Você não precisa fazer parte do Greenpeace, plante uma árvore, adote um animal, recicle, reduza, reutilize... Um destes, dois, ou tudo. São coisas simples que podem salvar o planeta.

Você não precisa ser médico formado indo para o Haiti salvar os sobreviventes do terremoto. Doe sangue, ajude alguém a se livrar de um vício ou mesmo, não entre em um. Um destes, dois, ou tudo...

Você não precisa ser dono de uma ONG. Dê lugar à um idoso, dê preferência, esfrie a cabeça no trânsito, um, doi... Bom, vocês entenderam.

E, aqui vamos nós mais uma vez, pra mais um ano.

Keep Simple!