18.2.10

Realidade Aumentada 2.0

Se você já estava impressionado com a realidade aumentada, imagine se ela fosse sensível aos objetos e pessoas? Pois saiba que a tecnologia para isso já existe!

Enquanto a Realidade Aumentada comum é capaz de apenas reproduzir gráficos sobre a área do código, um novo tipo de interação se aproxima. As interações são imprescindíveis para tornar aquela projeção gráfica em algo um pouco mais real. Por isso, pesquisadores japoneses já vêm desenvolvendo uma tecnologia capaz de permitir a interação entre a pessoa e o objeto virtual.

Enquanto a Realidade Aumentada comum é capaz de apenas reproduzir gráficos sobre a área do código, um novo tipo de interação se aproxima. As interações são imprescindíveis para tornar aquela projeção gráfica em algo um pouco mais real. Por isso, pesquisadores japoneses já vêm desenvolvendo uma tecnologia capaz de permitir a interação entre a pessoa e o objeto virtual.

Ao contrário da Realidade Aumentada que conhecemos, a versão 2.0 ainda não poderá ser comercializada e distribuída aos usuários domésticos. Isso acontece porque para poder interferir na rota de um pequeno elefantinho virtual, por exemplo, é preciso estar equipado de uma placa de sensores táteis e dois controles de Nintendo Wii modificados para perceber a localização exata de onde o objeto (ou mão) está.

Assista ao vídeo a seguir para entender como o processo foi elaborado. As legendas estão em inglês, porém, é fácil de entender pelas imagens.

Mesmo que essa tecnologia ainda demore um pouco para chegar às casas dos usuários, seria muito interessante imaginar possibilidades para o uso dessa ferramenta. Acoplar a Realidade Aumentada 2.0 em dispositivos gráficos já disponíveis hoje no mercado pode ser uma excelente maneira de difundir o uso dessa tecnologia.

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