25.2.10

SSDs de 600GB em breve

A Intel fez uma aposta agressiva no mercado de dispositivos de armazenamento por achar um vácuo no setor de discos ultra-rápidos, mais conhecidos como SSDs. A companhia realizará uma atualização de suas unidades de estado sólido em todos os setores, tanto no ramo empresarial quanto para o grande público. A Intel planeja aumentar drasticamente a capacidade de armazenamento de seus SSDs.

A série X25-E (direcionada para o mercado corporativo) será atualizada para oferecer capacidades de 100GB, 200GB e 400GB, substituindo os atuais de 32GB e 64GB. O "Lyndonville" será baseado em células MLC, serão fabricadas em 34nm em comparação com os atuais 50nm do X25-E.

Para o grande público, os SSDs também usarão células MLC (multi-level cell), mas com o processo de 20nm fabricada pela IM Flash. Os X25-M estarão disponíveis em capacidades de 160GB, 300GB e 600GB, dirigidos para desktops e portáteis. Os X18-M são focados para portáteis finos e rápidos, oferecem 160GB e 300GB de armazenamento. Por último teremos os X25-V, com 80GB de espaço em disco.

É surpreendente a Intel decidir usar células MLC nos discos direcionados para o setor corporativo, pois o SLC (single-level cell) além de mais rápido, tem mais durabilidade (ciclo de escritas na casa dos 100.000, enquanto o MLC escreve "apenas" 10.000 vezes a capacidade do disco). Porém, nota-se que a Intel resolveu concentrar esforços nos controladores e firmwares, aumentando a performance e durabilidade dos discos MLC, ao invés de usar os chips SLC, que são muito caros.

Os preços ainda são uma incógnita, mas o aumento na capacidade de armazenamento deve aumentar a popularidade dos SSDs no mercado mainstream. No final do ano, 300GB e 600GB de espaço ainda será bem menos que um disco rígido pode oferecer, no entanto, ambos os discos têm capacidade mais que suficiente pra o sistema operacional e para programas, que se beneficiam largamente do baixo tempo de acesso. Nota-se também que os modelos de 80GB, que atualmente custam na casa dos 200 dólares, devem custar pelo menos a metade disso, o que já o torna bastante acessível para os consumidores menos abastados...

Ctrl+C: Fórum PCs
Keep Simple!

Nenhum comentário: