20.1.13

Os dez trens mais loucos já construídos

Trem Limpa-Neve

Quando há muita neve para um trem comum passar, esta locomotiva que mais parece uma broca gigante entra em cena para limpar o caminho. Há pouquíssimos em operação hoje devido ao alto custo de manutenção, mas eles ainda podem ser encontrados com frequência no Donner Pass em Sierra Nevada, Califórnia.

Re-620

Este é o trem elétrico mais potente do mundo. Ele não precisaria de nada além disso para conquistar uma vaga nessa lista, mas ele também tem 10.500 cv e vai de zero a 100 km/h em 5,8 segundos. Pra que tudo isso? Para puxar outros trens pelas subidas íngremes dos Alpes suíços. Crédito da foto: gnm2010

Fastech 360

“Fastech” é uma combinação das palavras “fast” e “technology” e 360 é uma referência à velocidade máxima que ele consegue atingir. O mais legal desses trens Shinkansen são os freios aerodinâmicos, que quando abertos parecem orelhas de gato. Por isso eles foram apelidados pelos japoneses como “Nekomimi Shiinkansen”, ou “Shinkansen orelhas-de-gato”. Crédito da foto: Getty Images

Trem a jato “Besouro Negro”

Só o visual deste trem já justifica sua inclusão na lista – afinal, algum outro trem parece estar tentando te matar o tempo todo? Mas o “Black Beetle” (Besouro Negro) é especial por ser movido por jatos aeronáuticos e também por ter sido o trem mais rápido do mundo por mais de 40 anos, chegando a 295 km/h em 1966. Ah, e ele levou só 30 dias para ser construído. Crédito da foto: Getty Images

LNER Classe A4 4468 Mallard

O Mallard é a locomotiva a vapor mais rápida do mundo. Em 1938 ele tomou o título de um trem alemão ao chegar a 200 km/h em uma superfície levemente declinada. Além da velocidade, o Mallard é um trem belíssimo. Se a Bugatti tivesse feito um trem baseado no Type 57, ele seria como o Mallard. Crédito da foto: gabludlow

UAC TurboTrain

O TurboTrain foi um dos primeiros trens de alta velocidade, um dos primeiros a usar turbinas a gás, e um dos primeiros trens pendulares. Mas ele não foi apenas uma experiência científica para os canadenses que o construíram. Muitas versões deste trem operaram por décadas no Canadá e nos EUA. Crédito da foto: Bengt Mutén

Trens blindados da Finlândia

Alguns países usaram trens armados e blindados em períodos variados da história. Nenhum deles foi tão legal quanto os finlandeses, que eram locomotivas comuns cobertas por tijolos, sacos de areia e todas as folhas de metal que eles puderam encontrar. Afinal, eles estavam em meio a uma guerra civil, e de alguma forma a Guarda Branca (com seus trens blindados improvisados) derrotou a Guarda Vermelha (com seus trens soviéticos, muito mais avançados). Todo mundo curte um azarão. Crédito da foto: Wikipedia

Schienenzeppelin

É um trem com um propulsor na traseira. Quer mais alguma coisa? Ok, ele foi o trem mais rápido de sua época e foi projetado para parecer (essa é a frente) e funcionar como um zepelim. Foi desmanchado em 1939, devido às preocupações com a segurança e também por que a Alemanha estava mais preocupados com uns poloneses. Crédito da foto: German Federal Archives

Shangai Maglev

O trem Shanghai Maglev, que vai do centro da cidade ao aeroporto, é o primeiro maglev de alta velocidade operado comercialmente, e o segundo maglev comercial de todo o mundo. Em uma viagem comum ele chega a 430 km/h, o que é bem melhor que enfrentar o trânsito. Além disso, a tecnologia maglev deve ser o futuro das locomotivas. Crédito da foto: Getty Images

Schwebebahn de Wuppertal

Com um carro suspenso em um trilho elevado – um esquema parecido com as montanhas-russas modernas – o Schwebebahn deve ser algo legal demais de se andar. Algumas pessoas fazem isso todos os dias, pois ele não é uma montanha-russa moderna, mas sim um sistema de transporte urbano em Wuppertal, na Alemanha, construído em 1901. Mesmo se tivesse sido construído em 2001, ainda seria algo incrível. Crédito da foto: Getty Images


Ctrl+C: Jalopnik Brasil.

2 comentários:

william haddad disse...

se o Brasil quiser realmente se desenvolver de vez, que rague seu território de ponta à ponta com ferrovias, faça as contas de qtos vagões podem serem puxados por uma ou duas locomotivas e qtas carretas podem ser puxadas por uma motor instalado num caminhão....vai faça as contas....eu espero....e veja a economia, disso em tempo em gás/óleo diesil de pneus de tantas outras coisas e tb não tem como roubar um trem bem até tem mas fica mais difícil......

Rafael Tramontin disse...

Tenho exatamente a mesma opinião.