24.10.12

Você Conhece Canoas? - Base Aérea de Canoas


A Base Aérea de Canoas - BACO ou Aeroporto de Canoas é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Canoas. Possui duas pistas; a principal (12/30) sinalizada, de 2750m, pavimentada. A segunda (12L/30R) é pista de emergência, sendo normalmente utilizada como taxiway (liga a pista principal aos hangares e demais instalações da Base), possui o mesmo comprimento, mas menor largura.

Em 1937, o 3º RAv (Regimento de Aviação do Exército) foi transferido de Santa Maria para Canoas. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, o 3º RAv, agora transferido do Exército para a Aeronáutica, passa a denominar-se Base Aérea de Porto Alegre. Em 21 de agosto de 1944 é extinto oficialmente o 3º RAv e criada nesta mesma data, a Base Aérea de Canoas, estrategicamente localizada no sul do país, obedecendo às necessidades da segurança nacional. Nascida em plena 2ª Guerra Mundial, a recém criada Unidade chegou a formar 180 Oficiais Aviadores por meio do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica, em instrução de vôo avançado, para suprir as necessidades do conflito que se desenrolava no teatro de guerra europeu. Em pleno Estado Novo, a BACO se projetou no cenário nacional, quando recebeu a incumbência de concentrar todos os aviões P-40 da FAB, consagrando-se, assim, como o último reduto dos “Tigres Voadores”.

Em 2008, operavam na Base Aérea de Canoas as seguintes unidades da FAB:
- 1° Esquadrão do 14° Grupo de Aviação (1°/14° GAv), o Esquadrão Pampa, com aeronaves supersônicas de caça F-5E (Northrop F-5E Tiger II) que estão sendo substituídos por F-5EM (versão modernizada do F-5E efetuada pela Embraer em parceria com a Elbit, de Israel) e aeronaves de caça (ataque leve) AT-27 (Embraer EMB-312 Tucano).
- 5° Esquadrão de Transporte (5° ETA), o Esquadrão Pégaso, com aeronaves C-95A (Embraer EMB-110 Bandeirante), C-97 (Embraer EMB-120 Brasília) e C-98 (Cessna 208 Caravan I/II).
- 2°/1° GCC - 2º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle
- BINFAE-CO - Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas
- DTCEA-CO - Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas
- 1º GAAAD - Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa

O atual Comandante da BACO é o Tenente Coronel Aviador José Antonio Moraes de Oliveira Filho., que está no cargo desde Janeiro de 2010.

Nenhum comentário: