25.10.12

O capacete de bicicleta "invisível"

Foi no ano de 2005 que surgiu esta ideia. Anna Haupt e Terese Alstin são as designers e mentoras deste projecto que resultou de uma tese conjunta em resposta às novas leis de ciclismo urbano na Suécia em que os ciclistas até aos 15 anos passaram a ser obrigados a usar capacete. A lei deixou no ar que num futuro próximo poderia passar também a ser obrigatório o uso de capacete para os adultos. Foi com esta suposição que o projeto surgiu.

O capacete é considerado invisível porque, na verdade, ele não está na cabeça dos ciclistas. As pessoas devem vestir uma espécie de gola em volta do pescoço e então pedalar normalmente. Quando acontece alguma mudança brusca de velocidade ou direção, sensores reconhecem a alteração como um acidente e acionam a área inflável, que envolve a cabeça e protege os ciclistas.

É notório de que no ciclismo urbano a maior parte dos ciclistas simplesmente não usa capacete, ainda que reconheçam os perigos de não o usar. Aparentemente e tal como a maioria das pessoas suspeita, a razão prende-se pela perda de “estilo”.

Como você pode ver no final do vídeo que está nesta notícia, ele funciona realmente como um airbag, fazendo com que os consumidores tenham a vida protegida.

E agora a questão mais importante... preços? Pois bem, o custo de um capacete ronda os 490 euros. O período de vida máximo é de 10 anos, tal como a maior parte dos airbag's. Em caso de uso efetivo do capacete, ele deve ser substituído. Na Suécia, em caso de acidente, existem seguros que cobrem a substituição do mesmo.

Nenhum comentário: