Se o som de taquara rachada do escapamento furado do seu carro está a ponto de te enlouquecer de vez, talvez seja a hora de tentar esse conserto rápido e fácil. Tudo o que você precisa é uma lata de cerveja e um pouco de engenhosidade, e o furo no escapamento será a última coisa com que você vai se preocupar.
Uma alternativa seria usar uma moeda, mas se você for um pão-duro de verdade feito eu, a ideia de sacrificar dinheiro, não importa o valor, para consertar alguma coisa é abominável. É aí que entra a lata de cerveja. Você iria beber a cerveja de qualquer jeito (se já não bebeu). Além disso, se você fizer algo errado e ficar frustrado, é só tomar outra cerveja para acalmar os nervos. E, de quebra, conseguir mais material para os remendos.
Como sempre, use os equipamentos de segurança, consulte o manual e esteja sóbrio. Claro, você também pode usar uma lata de refrigerante. Mas quem bebe refrigerente em lata?
O escapamento da minha velha perua Subaru parecia um queijo suíço quando me mudei da Califórnia para Nova Iorque há alguns anos. Mas eu comprei novos canos e suportes? Claro que não. Eu consertei tudo adesivo epóxi e latas de cerveja! Demorou uns dois anos para dar problema, e foi só porque eu abusava do carro em uma estrada ruim nas montanhas.
Não se preocupe. Sempre há um conserto caseiro que colocará seu carro de volta na rua antes que você perceba. Tenha em mente que o pessoal da inspeção não entenderá o quanto é legal que você seja capaz de consertar seu carro assim. Mas não dá para agradar a todos, não é?
1. Materiais básicos
Eis o que você precisa para fazer o serviço:
- uma lima
- um pedaço de lixa 80 ou 100
- um vidro de acetona
- adesivo epóxi – aquele que você usa para consertar encanamentos ou qualquer outra coisa que estiver vazando
- uma lata de cerveja vazia. Vira isso logo, é hora de trabalhar!
- alicate de corte e/ou lâmina de barbear
- abraçadeiras. Se você já tiver algumas em casa, melhor. O negócio aqui é economia, amigos
2. Prepare o furo
Primeiro, vamos limar qualquer resquício de ferrugem e lixar a superfície do cano do escapamento por volta de 2 cm ao redor do furo. Uma superfície irregular ajudará a fixar o remendo.
Então limpe a área ao redor do furo com acetona.
3. Faça alguns remendos
Use o alicate ou uma lâmina de barbear para fazer um remendo grande o bastante para cobrir o buraco e mais uns 2 cm ao redor dele. Depois, corte um remendo quadrado que seja maior do que o primeiro, mas que não dê uma volta completa no cano.
4. Confira o tamanho
Essas são as proporções aproximadas que você deve seguir. Isso deverá assegurar que o remendo não vaze.
5. Misture o epóxi
Misture duas partes iguais de forma homogênea.
6. Cole o remendo menor
O remendo pequeno deverá ainda ter a curvatura da lata de cerveja, então coloque-o bem em cima do furo. Use epóxi o suficiente para cobrir toda a base do remendo, mas não tanto a ponto de ter o adesivo pingando para dentro do cano. Espere o adesivo secar.
7. Passe o epóxi por cima do remendo
Uma vez seguro de que o remendo pequeno está bem preso e não vai mais se mover, é hora de colocar mais epóxi em cima dele. Você não está usando a lata para tampar o furo, quem faz isso é o epóxi. A lata só ajuda a colocar o adesivo por dentro e por fora do furo. Com duas camadas de epóxi, o cano não vai vazar. Assegure-se de que a segunda camada seja fina e regular.
8. Coloque o remendo maior sobre o remendo menor
Essa parte talvez seja desnecessária, mas eu sempre faço para ter certeza que não existam vazamentos. Só te toma mais alguns minutos. Prenda esse pedaço de lata – eu vou chamá-lo de remendo exterior para ficar mais oficial – com um abraçadeira.
9. Corte o excesso da abraçadeira
Você não quer que esse resto de abraçadeira pendurado fique roçando em seja lá o que estiver na estrada, então faça um favor a si mesmo e corte o excesso com um alicate.
E pronto! Não está orgulhoso do ronco novo do seu carro?
Ctrl+C: Jalopnik Brasil.
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