18.10.12

iPhone 5 x Goophone i5 (parte 3)

Hoje chegamos na parte mais polêmica da coisa. Aquela que divide pessoas. Vamos falar do Sistema Operacional do iPhone 5 e seu "clone" chinês, o Goophone i5. Vou dividir a disputa por itens, em alguns, um deles ganhará, em outros, o outro. Vale lembrar que o Android do Goophone i5 é o 4.0(Ice Cream Sandwich), que é um ano mais velho que o iOS6, presente no iPhone 5.
Interface de usuário:

Poderia colocar vantagens de um e desvantagens de outro aqui, explicando o design fácil, útil e simples da Apple e os Widgets que deixam tudo mais fácil no Android. Mas a verdade é que o Goophone usa um mod do ICS que o deixa igual ao iOS. Então, os dois são quase iguais nesse quesito. Obviamente, com a Apple na vantagem quilométrica.

Mapas:

Quesito indiscutível. Quando você quer saber a distância, o trajeto ou até a cara de algum lugar que você quer ir, que site você procura? Sim, o Google Maps. Há anos esse sistema funciona, e muito bem em todo o mundo, com qualidade e imagens da rua atualizadas periodicamente.
Há mais de um ano a Apple resolveu desenvolver seu próprio sistema de mapas, se aliou à gigante dos GPS, Tomtom e prometeu mapas em 3D, uma navegação fantástica e mais de 100 milhões de locais comerciais listados. Na prática, existem tumblrs feitos com as fotos das "gafes" dos mapas da Apple. Coisas como distorções bizarras nos mapas, mapas sem cor, lugares inexistentes, quadrados de uma cor só nas fotos... Bom, Tim Coock, o CEO da Apple disse: "extremely sorry for the frustration".

Voz:

A Siri, mesmo não sendo lá essas coisas e sendo uma versão beta(coisa que a Apple um tempo atrás repudiava), é melhor que o nada que o Goophone tem.

Navegação:

A Apple introduziu a capacidade de sincronizar bookmarks e abas de um desktop para um iPhone ou iPad, bem como oferecer ao iOS6 a capacidade de salvar sites e conteúdos para visualização offline.
Bom, o Android possui as mesmas funcionalidades através do Google Chrome.

Redes Sociais:

Comparando ICS com iOS6, iOS6 tem toda vantagem. Você consegue postar no Twitter ou Facebook a qualquer momento, além de poder dar "like" nos itens da App Store.
No ICS isso acontece por meio de aplicativos de terceiros. Mas, ele tem integração completa e fantástica com o Google+. Alguém aí usa?

Loja de aplicativos:

A App Store tem cerca de 100 mil aplicativos a mais que o Google Play, além de ter cerca de 250 mil downloads a mais por mês. Isso é bom, isso é ruim? Depende do seu uso para o telefone. Afinal, os softwares mais usados por todo mundo estão nas duas plataformas. Se você tiver baixado um desses 100 mil apps que não estão no Android, por favor, conte nos comentários.

Nenhum comentário: