19.10.12

Qual polui mais, um caminhão ou um hambúrguer?

Responda rápido: O que é pior para o meio-ambiente? Dirigir uma gigantesca jamanta cuspidora fumaça de óleo diesel por 160 km ou dar uma volta no quarteirão a pé usando sandálias de fibra de cânhamo e shorts com tecido ‘verde’ até a lanchonete mais próxima e pedir um hambúrguer feito com carne de bois que são alimentados só de pasto, em fazendas totalmente sustentáveis?

Não, não é a jamanta. É o hambúrguer, seu monstro poluidor.

Um estudo da Universidade da Califórnia em Riverside descobriu que o conjunto de partículas poluidoras emitidas por cozinhas comerciais (o que equivale a qualquer restaurante, não importando se é uma lanchonete fast-food ou aquele café descolado da esquina) nas quais hambúrgueres são grelhados diariamente é pior do que a poluição emitida por enormes caminhões a diesel.

Quer saber mais? Isto é o que o principal pesquisador do estudo, o engenheiro Bill Welch, tem a dizer:

“Só para fazermos uma comparação com veículos a motor, um caminhão de 18 rodas movido à diesel teria que rodar 230 quilômetros para lançar no ar o mesmo montante de matéria particulada que a grelhagem de um único hambúrguer bovino”.

A fumaça de óleo diesel, que certamente joga uma enorme quantidade de sujeira no ar, é algo muito bem regulado (bem, pelo menos nos Estados Unidos; aqui em Pindorama as coisas são um pouco diferentes) pelas agências ambientais, e muitos mecanismos e leis exitem para controlar esse tipo de poluição.

As grelhas e chapas, no entanto, emitem uma série de partículas poluidoras no ar (provindas da gordura, da fumaça, do próprio calor, do vapor d’água e dos produtos da combustão) e funcionam praticamente sem qualquer tipo de disposição legal que controle suas emissões. O estudo de Welch descobriu que o volume de tais emissões desregradas é mais do que o dobro daquelas verificadas em caminhões à diesel de cargas pesadas, e é a segunda maior fonte de poluição particulada registrada na Bacia Áerea da Costa Sul (SCAB).

Não se trata de uma questão de mera reclamação por parte dos pesquisadores – eles estão atualmente testando um aparato que remove toda gordura das chaminés e a prende num tubo com água. Além disso, todos os hambúrgueres feitos durante os testes foram doados para entidades de auxílio. Mesmo assim, eu aposto que vários dos estudiosos almoçaram deliciosos hambúrgueres por semanas a fio.

Ninguém vai parar de comer hambúrgueres suculentos, do tipo que fazem a gente se sentir mais vivo, enquanto a maioria dos americanos ainda os amar (e adorar fazê-los em suas churrasqueiras de quintal nos fins de semana). Mas, cá entre nós, assim como conseguimos resolver o problema da poluição gerada por carretas à diesel, tenho certeza que podemos fazer o mesmo em relação às nossas grelhas.


Ctrl+C: Jalopnik Brasil

Nenhum comentário: