17.10.12

Você conhece Canoas? - Taças da Corsan


Entre os anos 70 e o final dos 90 quatro reservatórios de água pertencentes à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) dominaram o cenário do centro do município. Com 25 metros de altura cada, e situadas em frente ao Conjunto Comercial, as estruturas de concreto e ferro foram carinhosamente denominadas de “taças da Corsan”. Fruto do apelido e da imponência que as transformou em cartão-postal de Canoas, em 1994 acabaram eleitas símbolos da cidade. Projetadas para ampliar o sistema de abastecimento de água do Centro e parte dos bairros Mathias Velho e Harmonia, sua inauguração ocorreu em 24 de março de 1973, na gestão do então governador Euclides Triches e do prefeito Daniel Cruz da Costa.

O projeto das taças foi elaborado em 1970 e a execução ocorreu dois anos depois. Para o feitio da obra utilizou-se mais de 2 mil quilos de aço e 1.450 metros cúbicos de concreto. O aclive do terreno, 31 metros acima do nível do mar, determinou a escolha da área, pois permitiria um abastecimento qualificado ao Centro e ao Mathias Velho, à época em crescimento. Cada taça tem capacidade para 375 mil litros de água que, somados, atingem 1,5 milhão de litros. Junto às estruturas foram erguidos ainda dois reservatórios apoiados, com capacidade total para 5,2 milhões de litros.

Escondidas em meio às árvores que foram crescendo ao redor das edificações, as quatro taças da Corsan estão quase invisíveis aos olhos da comunidade, que pouco sabe da história dos reservatórios.
Ctrl+C: Diario de Canoas

Nenhum comentário: