23.2.09

Touchscreen - Telas Resistivas

Olá crianças, hoje vou falar um pouco sobre telas sensíveis ao toque...

Telas sensíveis ao toque são cada vez mais comuns, principalmente em telefones.
Estou aqui para falar das diversas tecnologias que empregam estas telas.
Todas as telas funcionam da seguinte forma: Utilizam algum tipo de sensor para captar o dedo ou caneta(Stylus) e transferem a informação ao software.
Vou fazer um post pra cada tecnologia.

Telas Resistivas são aquelas que você interage com mais freqüência que qualquer outra, principalmente por ser a mais antiga e a mais barata. Ela está presente na maioria dos celulares, em terminais de pagamentos de lojas, nas telas sensíveis das agências lotéricas e na maioria dos celulares, principalmente nos "MP666" a vida, hehehe...

Como funciona: no fundo, você tem uma camada de vidro, em cima dela, duas camadas elétricas, uma condutiva e outra resistiva. Existe um pequenino espaço entre elas. E em cima disso tudo você ainda tem a parte externa da tela, que é onde você realmente toca. Então, quando a tela é apertada em algum lugar, as camadas se tocam, alterando assim a corrente elétrica que passa através delas. Baseado nisso, o dispositivo pode dizer onde seu dedo ou Stylus está tocando. É exatamente como um teclado funciona. As colunas e linhas são diferentemente eletrocutadas, quando você pressiona uma tecla, a linha e coluna se tocam e, baseado nisso, ele sabe qual tecla você está pressionando.

Ponto positivo: É bem mais barata de se fabricar atualmente, por isso está presente nos dispositivos mais baratos e em muitas coisas.
Ponto negativo: A dificuldade de fazê-la multitoque, pelas limitações e complicações de um sistema baseado em pressão. Se você pressionar dois pontos, a pressão vai se distribuir em uma área maior, "confundido" o sistema. Outro problema é que o sistema de camadas múltiplas da tecnologia de toque em cima de uma tela LCD bloqueia uma quantidade incrível de luz - lembre do Nintendo DS e como sua tela superior tem mais brilho que a inferior.


Por um mundo + AWAY! 2000inove!

Nenhum comentário: