Telas sensíveis ao toque são cada vez mais comuns, principalmente em telefones.
Estou aqui para falar das diversas tecnologias que empregam estas telas.
Todas as telas funcionam da seguinte forma: Utilizam algum tipo de sensor para captar o dedo ou caneta(Stylus) e transferem a informação ao software.
Vou fazer um post pra cada tecnologia.
Telas Resistivas são aquelas que você interage com mais freqüência que qualquer outra, principalmente por ser a mais antiga e a mais barata. Ela está presente na maioria dos celulares, em terminais de pagamentos de lojas, nas telas sensíveis das agências lotéricas e na maioria dos celulares, principalmente nos "MP666" a vida, hehehe...
Como funciona: no fundo, você tem uma camada de vidro, em cima dela, duas camadas elétricas, uma condutiva e outra resistiva. Existe um pequenino espaço entre elas. E em cima disso tudo você ainda tem a parte externa da tela, que é onde você realmente toca. Então, quando a tela é apertada em algum lugar, as camadas se tocam, alterando assim a corrente elétrica que passa através delas. Baseado nisso, o dispositivo pode dizer onde seu dedo ou Stylus está tocando. É exatamente como um teclado funciona. As colunas e linhas são diferentemente eletrocutadas, quando você pressiona uma tecla, a linha e coluna se tocam e, baseado nisso, ele sabe qual tecla você está pressionando.
Ponto positivo: É bem mais barata de se fabricar atualmente, por isso está presente nos dispositivos mais baratos e em muitas coisas.
Ponto negativo: A dificuldade de fazê-la multitoque, pelas limitações e complicações de um sistema baseado em pressão. Se você pressionar dois pontos, a pressão vai se distribuir em uma área maior, "confundido" o sistema. Outro problema é que o sistema de camadas múltiplas da tecnologia de toque em cima de uma tela LCD bloqueia uma quantidade incrível de luz - lembre do Nintendo DS e como sua tela superior tem mais brilho que a inferior.

Por um mundo + AWAY! 2000inove!
Nenhum comentário:
Postar um comentário