24.2.09

Touchscreen - Telas Capacitivas

Telas sensíveis ao toque capacitivas são mais elaboradas que as telas capacitivas. Elas costumavam ser bem caras, mas seus custos estão baixando, e assim estão se fazendo presentes e mais coisas, como a tela sensível ao toque do iPhone, do Dell Latitude XT/XT2 ou do HP Touchsmart TX/TX2

Como funciona: Em miúdos, se tem uma camada(adesivo) em cima da tela onde corre uma carga elétrica. Quem utiliza o equipamento tem sua própria carga elétrica nos dedos, e, quando toca na tela, a camada identifica uma mudança elétrica. Medindo o campo elétrico e onde está o maior distúrbio nele, o dispositivo consegue determinar onde se está tocando.

Ponto Positivo: É muito mais fácil fazer multitoque com as capacitivas. Por ter menos camadas, a luz atravessa com mais facilidade, logo as telas têm mais brilho. Ponto Negativo: Por causa dos campos elétricos interagindo e a condutividade, uma luva atrapalha muito o toque. Pode soar bobagem, mas, tente usar seu tablet pra fazer uma apresentação no inverno, na primeira hora da manhã. E, acreditem, os mercados mais próximos dos pólos(principalmente os do Polo Norte, hehehe), se preocupam muito com este detalhe. A solução é usar a Stylus, que deve ser especial, com cargas elétricas e tal.

Por um mundo + AWAY!

Nenhum comentário: