16.4.14

Como funciona a pistola do Dynavision?

Quando éramos criança, passávamos horas atirando em patos, pratos e bandidos nos games do Dynavision e do NES. Mas, como a pistola sabia que estávamos atirando ali, naquele pato?

Antes de saber como funciona, de forma bem básica, uma TV de tubo:
A TV é composta de um canhão de elétrons, bobinas elétricas e uma tela.
O impacto dos elétrons contra a tela produz uma pequena mancha luminosa em cada ponto atingido.
Os campos magnéticos das bobinas mudam periodicamente de sentido, de modo a fazer o feixe de elétrons percorrer, com enorme velocidade, toda a tela, de cima para baixo e da direita para a esquerda (dizemos que o feixe de elétrons varre toda a tela).
Ao sintonizarmos um determinado canal, os sinais captados pela antena modificam a varredura, fazendo com que certas partes da tela fiquem mais claras (recebam mais elétrons) e outras fiquem mais escuras (recebam menor número de elétrons). Com essas gradações de intensidade luminosa sobre a tela, são formadas as imagens.

Ok, mas, e a pistola?

O principio da pistola do Dynavision é bem simples: existe um fototransistor ou um fotodiodo no cano da pistola. Estes, são componentes sensíveis à luz, e que quando ativados, permitem a passagem de corrente elétrica. Quando você aperta o gatilho, o videogame manda um sinal para sua TV, e todos os pixels da sua televisão começam a piscar, um por um durante a "varredura". Quando um dos pixels acende e é detectado pelo fototransistor, o videogame calcula o ponto e então pode determinar se o jogador acertou ou não o alvo.

Mas, então quer dizer que a pistola do Dynavision não funciona em TVs LCD?



É, não funciona. Como o LCD funciona de forma diferente e não há um canhão jogando pixel por pixel na tela numa velocidade absurda, os pixels estão sempre lá. Isso faz simplesmente o videogame não ter noção de onde você está mirando.

Um comentário:

Jessica Gonçalves disse...

Essas pistolas funcionam em qualquer versão do Dynavision? Tinha uma vermelha e preta porém foi dada sem minha autorização. Agora penso em comprar outra mas só encontro essa cinza. S