19.6.13

#ProntoFalei De onde surgiu a #Hashtag?

Todo mundo já percebeu que a maior rede social do mundo agora aceita hashtags, né?

Mas, de onde veio a hashtag? Quem criou? Como surgiu? Onde vivem e do que se alimentam? Sexta, no Globo... Opa, pera.

Você lembra do IRC? Talvez não, dependendo da sua idade ou de quanto tempo utiliza o computador para comunicações. Nele, para dizer que alguma mensagem pertence a certo grupo ou assunto, você iniciava com #NomeDoCanal.

Em 2007, alguns usuários do Twitter pensavam em criar grupos na rede social. No entanto, Chris Messina, um conhecido defensor do código livre, propôs algo maior do que grupos: “Eu estou mais interessado em simplesmente ter uma experiência melhor de ouvir o que outros estão dizendo no Twitter”. Então, ele criou um tweet usando a hashtag, que serviu como proposta formal e foi o primeiro tweet usando hashtag.


Dali em diante, muitas hashtags fizeram sucesso entre os usuários, e tornava mais fácil descobrir o que as pessoas estavam falando sobre determinado assunto simplesmente colocando a hashtag em questão na busca. Mas, só em 2009 o Twitter passou a transformar todas as hashtags em links que levavam aos resultados da busca por aquela hashtag e foi aí que a coisa estourou. Em 2009 mesmo o Twitter criou os Trending Topics, com os assuntos mais falados.

Chris Messina trabalha para o Google desde 2010. No ano seguinte, após o lançamento do Google+, ele logo propôs que a nova rede adotasse hashtags também. Do Twitter e Google+, foi questão de tempo até as outras redes começarem a utilizar a hashtag. Tumblr, LinkedIn, Pinterest, Instagram adotaram as hashtags, e até mesmo o Orkut! Então, na verdade o Facebook era a grande exceção… até agora.

Ctrl+C: Gizmodo Brasil

Nenhum comentário: