21.2.13

Os bancos do século 21... Em 1983.

"O Século XXI já chegou! Esta é a sensação que você tem ao entrar numa agência de um grande banco, onde o computador conversa com você."


Eu sequer estava vivo em 1983. Pra mim, os bancos sempre tiveram caixas eletrônicos e os cartões de crédito são coisa tão comum quanto dinheiro de papel. Mas, para quem era adulto em 83 estas coisas deveriam ser verdadeiras revoluções na maneira de ser atendido. Hoje em dia crianças aprendem a falar inglês assistindo desenhos na TV, aprendem a desenhar em tablets e, nos EUA, sequer aprendem a escrita cursiva! Me pergunto se minha filha, que nasceu em 2012, vai estranhar que assistimos TV em tubos gigantes e pesados que não faziam compras e imaginar como consegui sobreviver sem essa coisa tão comum nos seus 18 anos. Ou talvez eu até esteja errado e outra coisa já tenha sido inventada até lá. Afinal, nossa imaginação é limitada à tecnologia que temos hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

"nossa imaginação é limitada à tecnologia que temos hoje"

Acho este expressão completamente errada. A tecnologia é que está limitada em relação à nossa imaginação. Já se imaginava ir à lua séculos antes de se lá ir. Hoje em dia imagina-se tecnologia em termos completamente virtuais, comunicação por exemplo, fazer ligação a outra pessoa apenas ao pensar, sem utilização de nenhum meio físico, talvez algum implante no cérebro. Robots microscópios para curar doenças no corpo humano. etc etc etc, tudo imaginação, e tecnologia que não existe actualmente. Mas de uma certa forma poderemos imaginar uma tecnologia no futuro em relação ao que existe hoje, filmes como 2001 odisseia no espaço, ou a série espaço 1999, já se imaginava viajar no espaço com tecnologia que em 2000 já estava ultrapassada.