12.12.12

Você conhece Canoas? - Rua Tiradentes

Ponto referencial de compras para os canoenses que circulam pelo Centro, o Calçadão da Rua Tiradentes já viveu dias melhores. Criado na década de 70, o perímetro de 200 metros entre as ruas 15 de Janeiro e Victor Barreto vive hoje da lembrança dos bons tempos.
Orelhões depositados nos canteiros centrais, calçamento quebrado e esburacado, telefones públicos inoperantes, falta de lixeiras e um emaranhado de fios e cabos que escondem fachadas de comércios e prédios são alguns retratos do desgaste do Calçadão.

A área vive com promessas de reforma e, em julho de 2009 foi anunciado o lançamento de um concurso para a revitalização do calçadão de Canoas, que teve como objeto a renovação do ambiente urbano, a recuperação da qualidade do acervo construído e a requalificação dos espaços públicos livres.
Até hoje, nada foi feito, o que é uma pena para o município e seus moradores. Não é raro que, por esta razão, os seus moradores usem o termo "centro de praia" para definir a área.
Também, por decreto municipal, foi transformado em "camelódromo".

A área merece atenção há anos. E é uma pena que esteja sem a devida atenção, pois o comércio do município conta com cerca de 5,5 mil estabelecimentos comerciais, com ampla variedade e grande participação no mercado da Região Metropolitana. Atualmente, o segmento é responsável por quase 24% das receitas canoenses, que detêm o segundo maior PIB do Estado.

Nenhum comentário: