11.12.12

Regra 6 - Os Árbitros Assistentes


Você é um macho que vive no Brasil, país do futebol. Você vai no boteco beber cerveja e assistir os jogos do seu time e dos rivais toda quarta e domingo. Você tem opiniões sobre tudo o que acontece no meio futebolístico e é respeitado por isso. Tem até um time no Cartola FC com alguma pontuação boa. E sempre comenta lances com aquele bordão do Arnaldo "A regra é clara!"
Mas, vem cá... Que regra? Quantas regras o futebol tem? Isso você não sabe, né? Depois se acha o maioral. Antes que você vá abrir o Google pra procurar as regras, aqui vai. O futebol tem apenas 17 regras e aqui vão elas:

Deveres
Serão designados dois árbitros assistentes, sempre submetido à decisão do árbitro o dever de indicar:
- Quando a bola sair completamente do campo de jogo
- A que equipe pertence o arremesso lateral ou se é pontapé de baliza ou de canto
- Quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de fora-de-jogo
- Quando for solicitada uma substituição
- Quando ocorrer uma infração ou um incidente fora do campo visual do árbitro
- Quando forem cometidas infrações em que os árbitros assistentes estejam mais perto da ação que o arbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infrações cometidas dentro da área penal)
- Quando, nos pontapés de grande penalidade, o guarda-redes se adiantar além da linha de baliza antes de a bola ser chutada e se a bola ultrapassar a linha de baliza.

Assistência
Os árbitros assistentes também ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras. Particularmente, poderão entrar no campo de jogo para ajudar a controlara distância de 9,15m. Em caso de intervenção indevida ou conduta inapropriada de um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um relatório às autoridades competentes.

Nenhum comentário: