8.9.12

The Shotgun Diaries

John Wick, um dos autores do sensacional 7th Sea, resolveu dar um presente de aniversário bem diferente a um amigo. Escreveu um sistema ultra simples sobre apocalipse zumbi. O que seria apenas uma brincadeira, se tornou um dos maiores sucessos do mercado nos últimos meses, chegando a ganhar um prêmio ENnie (o oscar do RPG). Sinceramente, não é para menos: The Shotgun Diaries é um RPG tradicional, mas carrega em si elementos de jogos de tabuleiro que tornaram sua mecânica simples, intuitiva e altamente febril. A fórmula de sucesso está exatamente em focar no gênero. Aqui a preparação é mínima, basta sentar e jogar. É um jogo ideal para quem não tem tempo e adora Walking Dead ou mesmo para iniciantes no Hobby. Não existe ficha de personagem… ISSO MESMO, não existe ficha de personagem, atributos, números, NADA! Tudo o que você tem é um arquétipo de sobrevivente e um diário.

A jogada de dados

O jogo se resume a rolar uma quantidade de dados e tirar 6. Se o jogador tirar 6 em algum dos dados rolados, ele narra o que acontece com seu personagem. Do contrário, o mestre narra e isso geralmente significa ser infectado ou morto. Mas não há motivo para ficar frustrado: em Shotgun Diaries, um personagem pode ser montado em 3 minutos. Esse aspecto mortal do jogo apenas reflete a letalidade imparcial de qualquer filme de George Romero.

personagens 500x250 [RPG] The Shotgun Diaries: Poucas regras, nenhuma preparação e MUITOS zumbis! por T.S Filho

Os arquétipos definem suas habilidades durante a partida

Mas quantos dados eu jogo?

Em Shotgun Diaries, cada jogador interpreta um sobrevivente. Cada tipo de personagem tem um arquétipo que irá definir o número de dados que o jogador rolará em uma determinada ação que seja coerente com suas habilidades. Por exemplo, vamos supor que você está jogando com o arquétipo engenhoso. Esse é aquele sujeito que entende de máquinas e consegue improvisar ferramentas. É o tipo que faz a ligação direta em um carro, enquanto o grupo atira e mata zumbis. Qualquer situação onde houver o uso de ferramentas ou máquinas para consertar, criar ou improvisar equipamentos, o engenhoso rolará 4 dados de 6 faces. Se um desses dados cair 6, o jogador narra o que aconteceu. Do contrário, o mestre narra. A mesma coisa com o arquétipo rápido. Qualquer situação que envolva fuga, correr ou ser rápido (sim, é o Glenn do Walking Dead!) esse tipo de personagem rola 4 dados.

O interessante é que o jogo consegue cobrir uma gama impressionante de clichês dos filmes de zumbi. Um dos mais interessantes é o arquétipo vítima. Normalmente se trata de um aleijado, uma criança ou uma mulher grávida. A vítima simplesmente não tem bonificações situacionais em dados, mas dá um bônus de 2d6 para qualquer outro personagem que tentar ajudá-la. O livro sugere que vítimas sejam NPCs, mas eu acho que deveria ser usado por aquela namorada pé no saco que não deixa você jogar RPG, mas também não desgruda (coloque ela como vítima e pronto, estará no jogo, mesmo que só fique olhando e mastigando Cheetos.)

 [RPG] The Shotgun Diaries: Poucas regras, nenhuma preparação e MUITOS zumbis! por T.S Filho

esse tirou 6 no dado de medo!

O dado do medo, o maldito dado do medo!

Esse é outro recurso do jogo que simula com perfeição as cenas típicas de filmes com zumbis. Todos os jogadores tem um dado de medo. Se trata de um d6 de cor diferenciada. Toda vez que realizar uma jogada, o personagem rola em conjunto seus dados de medo. Se cair 6 em algum desses dados, significa que o personagem entrou em pânico e tudo o que lhe importa é sobreviver. Lembra quando o marido foge, deixando a mulher para ser devorada em Extermínio 2? Pois é, ele tirou 6! O dado do medo coloca o personagem nas mãos do mestre que provavelmente lhe fará ter uma atitude estúpida e egoísta, como trancar a porta, deixando o grupo do outro lado, ou arrancando sozinho com o carro da fuga. Os personagens estão o tempo todo ganhando medo, mas não o ganham apenas por verem zumbis. Cada nível de medo substitui um dado em sua parada de dados. Isso quer dizer que: se você tem medo 3 e vai rolar 4 dados, três deles são dados de medo (sim! o sistema é bem desgraçado!).

Para ganhar medo o personagem precisa ver uma cena escabrosa (como ver um ente querido zumbificado, ou uma mãe zumbi devorando o próprio bebê). Nesse caso, ela rola 1d6. Se tirar um resultado maior que seu número de medo atual, ele ganha +1 dado de medo em todas as suas jogadas (todos começam com medo 1 e jamais abaixam além desse nível, afinal a morte está sempre a espreita nesse jogo).

dead rising 500x281 [RPG] The Shotgun Diaries: Poucas regras, nenhuma preparação e MUITOS zumbis! por T.S Filho

quando o relógio zumbi atinge a segurança do refúgio é isso o que acontece!

O refúgio

O refúgio é o local onde os sobreviventes se mantém vivos, para comer, dormir, etc. Para encontrar um refúgio, todos rolam seus 4 dados. Se os jogadores conseguirem acumular um número de resultados 6 maior que o número de integrantes do grupo, eles encontram um refúgio e todos os dados com resultados 6 ficam a disposição do grupo como uma espécie de “estoque de recursos”. Os dados representam munição, comida, água e coisas assim. O número de dados do refúgio também determina o nível de segurança do local. Isso será explicado abaixo em o relógio zumbi! Os dados do refúgio podem ser usados para melhorar as jogadas do grupo, entretanto, se um personagem sai do refúgio, ele não tem acesso a esses dados.

O relógio zumbi

O relógio zumbi é o inevitável se aproximando. A cada 10 minutos de jogo em tempo real, o relógio zumbi aumenta em 1, e o nível de recursos do refúgio diminui em 1. Cada dado perdido, representa 1 dia de sobrevivência que os jogadores passaram. Quando o relógio zumbi ultrapassa o nível de segurança do refúgio, ocorre a infestação (os zumbis não podem invadir se o nível do refúgio for maior que o do relógio zumbi).

 [RPG] The Shotgun Diaries: Poucas regras, nenhuma preparação e MUITOS zumbis! por T.S Filho

complicações: o que seriam os filmes de zumbis sem elas.

Complicações

O mestre pode reduzir os pontos do relógio zumbi para gerar complicações aos jogadores. Ele pode, por exemplo, gastar 1 ponto do relógio para acabar com a luz do abrigo e dizer que o gerador a gasolina fica do lado de fora! Pode também gastar 1 ponto para fazer os jogadores se depararem com um zumbi que estava esquecido atrás da sessão de tacos de baseball (se eles estiverem em um refúgio como um shopping ou hypermercado, por exemplo!).

O diário da escopeta

Essa é outra sacada do jogo. A evolução é baseada no diário de seus personagens (que obrigatoriamente precisa ter uma folha completa). Quando um personagem escreve algum acontecimento relevante, ele pode sublinha-lo e conceder uma bonificação específica para um companheiro. Por exemplo, Carly escreve que: “David é muito bom em encontrar comida”. Isso dará a David um dado extra na hora de encontrar comida, durante a partida. A bonificação precisa ser genuína de acordo com os fatos da aventura e ser bem específica. Não adianta tentar escrever que “Jack é fodão”.

ShotgunDiariesImage 500x360 [RPG] The Shotgun Diaries: Poucas regras, nenhuma preparação e MUITOS zumbis! por T.S Filho

o excelente material nacional de ” the shotgun diaries” é muito superior a versão gringa do jogo!

Considerações finais

The Shotgun Diaries é uma verdadeira obra-prima para aqueles que gostam de aventuras curtas, frenéticas sem muitas regras e cálculos matemáticos. Para nossa sorte, o jogo foi trazido ao Brasil pela Redbox editora numa caixa tremendamente luxuosa com livro em papel de alta qualidade dentro de uma caixa metálica, contendo marcadores coloridos e cartas de arquétipos. Existe também a opção de se comprar somente o livro ou a versão pdf, todos bem mais baratos que a versão deluxe.


Ctrl+C: Nós Geeks.

Nenhum comentário: