9.9.12

Esse Manja! - Alex Zanardi

Alex Zanardi era um dos homens mais rápidos do mundo sobre quatro rodas. Venceu dois campeonatos da Indy/CART. Pouco depois do 11 de Setembro, a CART organizou o primeiro evento esportivo internacional depois dos ataques terroristas no Circuito de Lausitzring, na Alemanha. Acontece que, em vez de uma esperada volta à normalidade, a corrida acabou em um terrível acidente envolvendo Alex Zanardi.



Zanardi perdeu as duas pernas no acidente e quase morreu. Mas isso não fez com que ele perdesse a motivação para competir. Agora, 11 anos depois, ele é um campeão de novo. Ele venceu o ouro no handcycling (bicicletas com propulsão manual) nos Jogos Paralímpicos de Londres.
Depois do acidente, sua recuperação era incerta. Zanardi recebeu a extrema-unção ainda na pista. Ficou em coma induzido por semanas. E ainda assim deu um jeito de sair dessa.

Zanardi passou a usar próteses para as pernas, e disse que gostava delas pois poderia “escolher sua própria altura”. Mais tarde ele apareceu no Late Show de David Letterman e fez algumas piadas. Segundo ele, foi seu senso de humor que o ajudou a voltar à vida normal.

Em 2003, ele voltou ao local do acidente e pilotou um carro adaptado por 13 voltas, as 13 voltas que ele não conseguiu completar no dia do acidente. Zanardi também dirigiu um BMW adaptado no WTCC, onde venceu algumas corridas.

Mas depois dessas aventuras, Zanardi, agora com 45 anos, começou no ciclismo quase por acaso. Em 2007, ele terminou em quarto em sua categoria na Maratona da Cidade de Nova Iorque, isso após apenas quatro semanas de treinamento. Tente fazer melhor do que isso. Em seu quarto ano competindo, ele venceu a prova.

Seu objetivo agora era conseguir um lugar na equipe de ciclismo para os Jogos Paralímpicos de 2012 na Inglaterra. Ele conseguiu, e hoje seus treinos renderam o maior fruto: Alex Zanardi venceu o ouro na prova contra-relógio masculina.

Zanardi sempre foi conhecido por seu sua personalidade efervescente e entusiasmo quando corria nos EUA. Sabe quando os pilotos celebram uma vitória fazendo zerinhos e borrachões? Zanardi foi o primeiro.

Desde que perdeu as pernas, Zanardi tornou-se uma inspiração para outros pilotos. Ele nunca deixou que isso o desanimasse e nunca culpou Alex Tagliano, o piloto que atingiu seu carro e o partiu ao meio, pela perda de suas pernas. Ele só continua sendo um cara positivo e levando sua vida ao máximo.

Jimmy Vasser era colega de equipe de Zanardi durante os anos em que ele venceu campeonatos e agora é dono de uma equipe da IndyCar. Aparentemente, na noite de terça feira ele prometeu a Alex um carro para competir na Indy 500.

"Eu preciso ligar para ele hoje à noite e falar 'Jimmy, eu consegui o ouro! Cadê o meu carro?'"

Será que veremos um retorno de Zanardi às pistas? Que assim seja.



Vê-lo superar todas essas dificuldades extremas nestes últimos dez anos é muito motivador. Uma verdadeira inspiração.
Ctrl+C: Jalopnik Brasil

Nenhum comentário: