9.11.11

Sem pernas, Zanardi vence a maratona de Nova Iorque


Alex Zanardi era um dos homens mais rápidos do mundo sobre quatro rodas. Venceu dois campeonatos da Indy/CART – até que um acidente devastador em 2001 lhe tomou as pernas. Mas isso não fez com que ele perdesse a motivação para competir. Dez anos depois, Zanardi é um dos homens mais rápidos sobre três rodas, vencendo a categoria de handbikes (bicicletas com propulsão manual) na maratona de Nova Iorque organizada neste final de semana.

A inspiração do bicampeão da CART para competir na maratona data de 2007, quando um gerente da Barilla disse a Zanardi que seria loucura tentar. Foi a coisa errada a se dizer para um cara que, depois de perder as pernas, ainda pilota profissionalmente – agora com controles manuais.

Em sua primeira participação na maratona de Nova Iorque, ele chegou na quarta colocação, isso após apenas quatro semanas de treinamento. Tente fazer melhor do que isso.

Em 2011, ele terminou a maratona com um tempo de 1h13min58s, dois segundos à frente do atleta polonês Rafal Wilk. Isso dá uma velocidade média de 34,19 km/h. Esta vitória o deixa mais próximo de seu objetivo, que é competir nas Paraolimpíadas de Londres em 2012.

Deficiente? Hmm, Zanardi deve discordar. Seu tempo foi quase uma hora menor que os oponentes com duas pernas – mesmo depois do tempo recorde de 2h5min5s marcado pelo queniano Geoffrey Mutai.

Um tuite do também piloto Paul Tracy resume bem nossa opinião sobre a vitória de Zanardi:

Alex zanardi é o maior durão entre todos os durões !!!!! Tudo o que tenho a dizer é uau !!!

Não poderíamos expressar melhor.
Crédito da foto: AP.

Ctrl+C: Jalopnik Brasil

Nenhum comentário: