29.6.11

Competição: Séria. Acidente: Engraçado.


Você não vai acreditar na maneira como duas motocicletas de competição se enroscaram durante um acidente em Magny-Cours, durante o evento Promosport no final de semana passado. O acidente continua mesmo depois da queda dos pilotos, enquanto as motos giram em conjunto como se fossem um pião motorizado. C’est étrange!
O bizarro acidente aconteceu durante a quarta etapa da Copa Francesa Promosport 2011, uma série para pilotos amadores que buscam um lugar em categorias maiores. Talvez o Cirque Du Soleil tenha uma vaga para os novos mestres das piruetas.

Nos filmes pastelão ou nos desenhos antigos, esta cena é clássica: o cara vai usar um mecanismo importante para as suas intenções – tipo uma alavanca –, e na hora H, a bendita quebra. Não emperra, não fica mole, nem apenas fica inoperante: a bendita simplesmente sai na mão do sujeito – e a sequência é a mesma há uns 200 anos: o cara fica incrédulo olhando para a alavanca; ou olha em direção aos espectadores.
Agora, e se isso acontecesse de verdade, em um carro de arrancada – a mais de 200 quilômetros por hora?

Bem, foi o que Russ Parker vivenciou, em uma de suas puxadas a bordo do Highbucks IV BB/FC – um funny car das antigas, com carroceria inspirada no Ford Mustang. Em um bom dia, essa traquitana cruza a linha dos 402 metros em 6,8 segundos a quase 335 quilômetros por hora. Mas aquele não era um bom dia – nenhum dia pode ser “bom”, se o volante sai na sua mão (após a quebra da caixa de direção) quando você está a mais de 200 km/h.
No desespero, Parker tenta agarrar a coluna de direção para tentar esterçá-la – mas amarrado a um cinto de seis pontos meu chapa, você não consegue ir nem um dedo para a frente. O resultado é um gesticular digno de um maestro – ou do Coyote preso a um elástico, querendo agarrar um Papa Léguas que está a um centímetro de seus dedos…

Ctrl+C: Jalopnik Brasil e Jalopnik Brasil.

Nenhum comentário: