26.1.11

Apenas uma webcam e as mãos para controlar o Ubuntu

Se você ficou estupefato com os hacks possíveis com o Kinect, vai ficar meses com o queixo caído ao olhar o vídeo abaixo. Sem precisar de qualquer equipamento mais caro ou de soluções miraculosas, desenvolvedores do Laboratório de Computação Interativa do ENAC criaram uma solução para controlar o Ubuntu usando apenas as mãos, desde que estejam apoiadas em uma superfície lisa.

Duvida? Então veja o vídeo abaixo:

O milagre é explicado por um dos desenvolvedores: eles criaram um software que converte as ações capturadas por um software compatível com TUIO (o CCV, por exemplo) e injeta essas ações no kernel, simulando um painel multitouch comum.

Ou seja, o CCV captura as imagens da webcam e as trata como se o usuário estivesse tocando uma tela com suporte a toque. Como o Ubuntu Unity é compatível com dispositivos multitouch, é mais fácil fazer a ação acontecer no Ubuntu. Simples, não?

Você precisará dos itens abaixo para fazer um teste em casa:

Uma instalação do Ubuntu 10.10;
Um computador com uma câmera;
Um software compatível com TUIO, como o CCV;
O software desenvolvido pela equipe do ENAC, chamado tuiototouch. Tanto para o CCV quanto para o tuiototouch será necessário compilar os arquivos, provavelmente o que mais dará trabalho.
Para saber mais, visite a página do projeto no ENAC.

Ctrl+C: tecnoblog (altamente recomendado)

Nenhum comentário: