19.9.09

Recuperando e-mails do Outlook

Essa semana fiz uma das maiores cagadas que eu poderia ter cometido no serviço.
Eu trato de muitos casos importantes no serviço, a maioria chega pra mim por e-mail.
Muitas coisas eu divido nas minhas pastas pessoais. E, os casos que ainda nem comecei a olhar e os que estão em tratamento, esperando alguma posição de outra pessoa, por exemplo, ficam no meu inbox. Assim, têm uma atenção especial, pois sempre estão ali, na lata. As coisas "inúteis" ou que precisam ser só lidas uma vez, apago na hora. E é aí que a história começa...
Odeio ter que ficar limpando a lixeira, então, tudo que vou excluir, seguro e aperto , assim, tudo vai pro espaço direto, nada de lixo, se eu não quero, não quero e ponto.
Então, entrou um dos e-mails que eu apago na minha caixa, fui apagar, mas, por engano, apaguei tudo do inbox! Repito: USEI + EM TODO MEU INBOX! EM TODOS OS E-MAILS IMPORTANTES!
E agora? Fudeu!
Calma, há solução!
Entre no seu OWA (Outlook Web Mail) pelo endereço do webmail.
1) Digite seu login e senha no local indicado.
2) Após entrar no webmail, insira a seguinte URL no navegador:
https://ENDEREÇO-DO-WEBMAIL/Exchange/ALIAS-DO-OUTLOOK/Inbox/?Cmd=ShowDeleted

*no local ALIAS-DO-OUTLOOK insira seu Alias, onde em 90% dos casos é o seu login de rede, exemplo da url de rafael.tramontin:

https://ENDEREÇO-DO-WEBMAIL/Exchange/rafael.tramontin/Inbox/?Cmd=ShowDeleted

Perceba que a URL contem o nome da pasta que deseja fazer a busca, no caso do exemplo acima, é a caixa de entrada. Para localizar mensagens excluídas em outras pastas basta alterar o local de busca.

Caso o OWA seja em português, substitua inbox por Caixa%20de%20entrada.

3) Após realizado este processo basta clicar na checkbox ao lado da mensagem e clicar em Recuperar(vai ter que ser uma por uma). Voilá! Tudo estará na lixeira do seu Outlook e, de lá, pode ser restaurado sem problemas.

Notas:
- É recomendável a utilização do Microsoft Internet Explorer 6, 7 ou 8 para este procedimento. Há relatos de gente que fez no Firefox 3 e a mensagem simplismente sumiu(embora "eu" tenha recuperado pelo Firefox).
- O Alias pode ser encontrado nas propriedades do Outlook.
- As mensagens ficam lá por um tempo, dependente do servidor exchange onde ficam as mensagens, no meu caso, 5 dias.

Agradecimeto especial ao Marcelo Neubert Germann, que fez toda essa mão pra mim, valeu guri!

Por um mundo + AWAY! 2000inove!

2 comentários:

Marcelo Neubert disse...

Que isso... tu sabe que estar na praia não ia me impedir de ter conexão 24/7. :P

Vale lembrar que só funciona pra quem usa outlook combinado com um serviço de exchange.

Quando precisar é só chamar guri! o/

Thiago camarguinho disse...

primeira coisa: Amadorrrrrrr!!!! hehehe
Segunda: valeu a dica, eu tenho certeza que vou precisar um dia desses!! heeh