9.8.09

Paradoxo do avô

O paradoxo do avô é resultado de 2 pessoas sendo geradas em um conflito de lógica relacionado à percepção temporal dos acontecimentos.

Imaginemos a seguinte seqüência de fatos:

Você é um viajante que acaba de embarcar numa máquina do tempo rumo ao passado, a uma época não muito distante dos dias atuais. Viaja várias décadas no tempo e se encontra com seu avô ainda criança.

Por acidente ou não, você tira a vida de seu avô, bem antes de ele conhecer a esposa, no caso sua avó.

Se você matou seu avô bem antes de ele conhecer sua futura avó, como pode ter viajado no tempo se nem existia nessa nova realidade, uma vez que seu avô morreu criança e não teve filhos? Se ele não tem filhos você não tem pais. Se você não tem pais, como você existe?

E se não existe, não poderia ter viajado no tempo e matado o seu avô, pelo que o seu avô sobreviveu, casou, teve filhos e nasceu você. Mas se você nasceu, quer dizer que vai voltar atrás no tempo e matá-lo...

Surge então um paradoxo temporal e um conflito lógico de existência a partir do momento que você altera os acontecimentos do passado responsáveis pela sua existência.

Os críticos a esta teoria, sustentam que o tempo já foi pré-determinado e por isso, ao voltar no tempo, você não pode mudá-lo, isso nos traz a possibilidade de que ao voltar no tempo você não estará no mesmo universo real, e sim em um universo paralelo também com seu tempo pré-determinado onde já estaria descrito a sua viagem a esse universo. Esse universo seria como espelho e seus habitantes são os mesmos do nosso universo, quer dizer que, ao matar seu avô nesse outro universo, você não causaria mal algum à existência de seus pais e à sua existência, pois seu avô da sua realidade não sofreu dano algum, mas, nesse universo paralelo você não existiria. Levando em conta todas essas explicações, não existiria o ciclo de existência e não-existência das pessoas envolvidas nessa viagem.

No livro O Universo numa casca de noz, Stephen Hawking discute as teorias do universo paralelo.

Ctrl+C: Wikipedia.

Se você voltou e matou seu avô, como poderia ter nascido?
Se não nasceu, como poderia ter matado seu avô?
Se você não matou seu avô, nasceu.
Se nasceu, acabou voltando e matando seu avô...

Por um mundo + AWAY! 2000inove!

Um comentário:

Junior disse...

já li sobre isso numa super interessante. isso explica mtos casos de filmes e animes, por exemplo no Dragon Ball Z, qndo o Trunks volta no tempo pra salvar o Goku. mesmo alterando o passado, o futuro dele não altera. tb é uma boa explicação para o " Exterminador do Futuro", em q o cara volta no tempo para proteger a mãe do salvador, e ele vira o pai do salvador. belo post meu, tu é o cara!