27.6.14

"Aqui está um macaco para você levar de volta"

Moro no Rio Grande do Sul, um estado onde, certamente, você conhece um Rafael, um "alemão" e um "negão", "neguinho" ou "nego alguma coisa". O "Rafael" no caso, normalmente sou eu, ou então sou apenas um dos vários Rafaéis que o "alemão" ou o "negão" conhecem.

Em dia de jogo aqui na Capital gaúcha, fui com o "neguinho" passear à beia do Guaíba e conhecer a Fan Fest de Porto Alegre.

Pegamos o caminho a pé, para poder conversar com os turistas e ganhar alguma experiência no inglês básico que temos das nossas escolas.

Conversamos com Holandeses, Australianos, Argelinos, Sul Coreanos e americanos. Tudo muito bom, tudo muito legal. Até que um brasileiro veio nos pedir informações...

Enquanto o neguinho mostrava para um turista brasileiro no mapa como fazer para chegar de volta ao hotel, um grupo de estrangeiros se aproximou, tirou fotos e, num piscar de olhos, estava escrevendo no braço do neguinho sua assinatura. Vi aquela cena como se fosse um boi, sendo marcado pelo dono da fazenda.

Imediatamente após ele terminar o "autógrafo", peguei na mão do estrangeiro:
"Agora deixe ele autografar seu braço também."
"Não! Não! Nunca!" Foi a resposta.

Em um novo piscar de olhos, me vi gritando para o grupo de 5 bêbados.
"Onde vocês acham que estão? No terceiro mundo? Quem não respeita os outros, não merece respeito de volta!"
"Acho que deveria ter educação no seu país! Idiotas!"

O neguinho ficou quieto, o turista brasileiro me ajudou nos gritos de ordem para os estrangeiros.

A política do pão e circo virou política do Bolsa Família e Copa. Porém, aparentemente, o circo ainda existe e somos os macacos treinados deles.
Stallone já traduziu bem essa visão: “Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’.

Nenhum comentário: