6.4.14

Prost, Senna e Suzuka: Dois acidentes e dois títulos mundiais

A rivalidade entre Senna e Prost é uma das maiores de todos os tempos em qualquer esporte.

Os dois pilotos dominaram a Formula 1 no período em que foram companheiros de McLaren, em 1988 e 1989. Durante a temporada de 1989, ambos batalharam pelo título até a última corrida, em Suzuka, no Japão. Se o piloto brasileiro não completasse a prova, Alain Prost levaria o título. Já Senna, precisava vencer a corrida para ser campeão.

No início da prova, Prost jogou seu carro propositalmente em Senna, se aproveitando do estilo de pilotagem agressivo do brasileiro. Com Senna fora da corrida, Prost era o novo campeão. Senna não se deu por vencido e conseguiu colocar seu carro de volta na prova.

Após voltar em último lugar, Senna assumiu a liderança na antepenúltima volta. Porém, ao final da corrida, Alain Prost correu para o escritório do comissário da prova, alegando que o retorno do brasileiro foi ilegal. Senna foi eliminado e Prost foi declarado o campeão da temporada.


Os acontecimentos em Suzuka estragaram de vez as relações entre Senna e Prost. A situação ficou insustentável a ponto de o piloto francês deixar a McLaren na temporada de 1990, contratado pela escuderia italiana Ferrari. Novamente, Senna e Prost chegaram quase empatados na última prova da temporada, mais uma vez em Suzuka.

Mas nesse ano, a situação era oposta: se Prost não terminasse a corrida, Senna seria o campeão. O brasileiro conseguiu se classificar como pole-position, com Prost em segundo. Porém, sua posição de largada foi alterada na última hora: Prost foi colocado no lado mais limpo da pista, ganhando vantagem na largada.

Mais uma vez, na primeira curva da corrida, Senna e Prost se chocaram e saíram da prova. Prost protestou novamente, mas desta vez Senna era o novo campeão.


Ctrl+C: Info\Baixa Definição

Nenhum comentário: