16.2.14

O campeonato que Senna não venceu

Em 1993, um repórter britânico perguntou para Senna quem havia sido seu maior rival até então. A resposta mais óbvia seria o nome Prost, mas não foi essa a resposta de Ayrton.



Senna foi direto à sua época de kart, e voltou ao único campeonato que não conseguiu vencer: o mundial de kart.

Em 1978 Senna já era campeão paulista, tri-campeão brasileiro e tri sul-americano. Neste ano, foi disputar o mundial de kart pela equipe DAP.
Seu compenheiro de equipe seria Terry Fullerton, um piloto britânico que havia sido campeão mundial em 1973. Fullerton tinha 25 anos, estava no auge da carreira e inicialmente não viu nada de especial no brasileiro até a hora do primeiro teste.
Senna montou no kart e foi para a pista. Deu três voltas, voltou ao box, fez algumas alterações e depois de sete voltas igualou o tempo de Fullerton. A equipe não acreditava no que via. Em apenas 10 voltas aquele novato pagante brasileiro igualara o tempo de um dos maiores nomes do kartismo mundial.

Os dois pilotos disputariam o título mundial de kart em 1978, 1979 e 1980. Senna chegou ao vice-campeonato duas vezes, nas duas à frente do britânico, que jamais voltaria a conquistar o título. Porém, na Champions Cup Fullerton superou Senna, quando usou sua experiência para tirar Senna da disputa da última curva da corrida.

Senna havia encontrado seu rival. Fullerton teve a certeza de que o brasileiro seria uma estrela. Ele foi o único adversário que Senna não conseguiu superar.

Fullerton se aposentou do kart em 1984 e montou uma escola de pilotagem, de onde grandes nomes do automobilismo mundial saíram.

Nenhum comentário: