No dia 09/04/1982, no autódromo inglês de Snetterton. Senna largou na pole, e na 1ª volta houve um acidente com retardatários.
Senna teve de sair da pista para não se envolver na batida. mas, evitando a colisão, acabou amassando a tubulação de freios e ficou sem breque.
Ele resolveu se manter na pista, mesmo achando que a prova havia se encerrado para ele. Caiu para o 7º lugar.
De algum modo, mudou o jeito de guiar e foi subindo "de grão em grão" e venceu a prova na última volta.
Quando a corrida acabou, ele foi para os boxes, e fez sinal pedindo para todo mundo sair da frente rápido. Parecia ser uma comemoração exagerada, mas ele parou somente no fim dos pits, mais de 50 metros do boxe.
Ao sair do carro, Senna pediu para seu empresário, Ralph Firman, testar a temperatura dos freios. Estavam gelados!
Chico Serra avaliou depois: "São coisas como essas que diferenciam um piloto e outro. Senna podia ter se acomodado, pois estava em uma situação difícil. Mas deu um jeito e, sei lá, inventou algo para vencer. É assim que se faz história, ou lenda nas pistas".
Essa história é quase como uma lenda de Senna e é narrada no livro "Uma estrela chamada Senna", de Lemyr Martins. No museu Ayrton Senna, o disco de freio virou troféu.
Agora, não se sabe se ele ficou sem freios em todas as rodas, ou uma ou duas.
O próprio Senna declarou, em 1982, que a Fórmula Ford 2000 estava servindo apenas para ele aprender sobre pneus slick e asas, coisas com as quais ele nunca havia trabalhado. Ele declarou textualmente que o nível dos pilotos era muito fraco e que o único mais talentoso era Calvin Fisch.
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