8.9.13

Aeromóvel: A volta por cima

Com a confirmação da Copa do Mundo no Brasil e, posteriormente, de Porto Alegre como uma das sedes, planos de mobilidade urbana começaram a ser traçados.

A PUC-RS, com o apoio do FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia, e UFRGS já pensavam no Aeromóvel como uma boa alternativa de transporte e mobilidade urbanos. Não demorou muito para que, em 2010, fosse lançado o projeto de implantação do Aeromóvel na cidade, em parceria com a Trensurb. A cidade é a primeira no Brasil a possuir o sistema em operação comercial, ligando o aeroporto Salgado Filho à estação Aeroporto, da Trensurb.

Os vídeos vão explicar tudo.




30 anos depois, foi inaugurado no Brasil o incrível veículo idealizado por Oskar Coester, um gênio, um homem que manteve seu ideal até o fim, lutando contra monopólios de empresas de ônibus e governos corruptos, desvios de dinheiro e falta de crença. Parabéns, Oskar!

Existe um projeto de implantação no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, que ligaria o terminal rodoviário da cidade aos bairros de Santa Rita e Cabuçu.
E no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre existe estudo para uma linha de aproximadamente 18 km, ligando a estação Mercado da Trensurb até a Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, passando boa parte do trajeto pela orla do Guaíba. E na cidade de Canoas o projeto são para 3 linhas, totalizando 15 km, sendo a primeira ligando o bairro Guajuviras à estação Mathias Velho da Trensurb, outra ligando a praça do avião à avenida Boqueirão e a terceira ligando cortando o bairro Mathias Velho pela rua Rio Grande do Sul até a estação Mathias velho.
Que sejam todas construídas! Precisamos de transportes eficientes, limpos e seguros.

Nenhum comentário: