1.9.13

Aeromóvel de Jacarta

Já que o Brasil deu uma rasteira em Oskar Coester, e as patentes de seu sistema barato, limpo, sem ruído e impossível de bater estavam espalhadas pelo mundo, um grupo indonésio teve concedido o direito de empregar a tecnologia Aeromóvel para ser um projeto piloto na capital Jacarta.

Iniciando as obras em 1988, o grupo tinha o direito de empregar a tecnologia Aeromóvel em um anel de 3,2 km. Com o suporte de engenheiros brasileiros, os indonésios completaram o sistema em oito meses! O sistema consiste de três veículos com capacidade para 300 passageiros, seis estações de passageiros e cinco grupos moto-propulsores. A linha foi inaugurada em 1989 pelo presidente e desde então opera comercialmente no interior de um parque ecológico, que abriga centros de convenções, teatros, hotéis etc.



Ou seja, a tecnologia brasileira invejada pelos japoneses foi parar na Indonésia, já que nosso governo corrupto não aproveitou e acabou virando reportagem do Discovery Channel. E aí, o Brasil nunca mais vai aproveitar isso? Calma, agora viemos com a volta por cima.

Nenhum comentário: