18.8.13

Aeromóvel?

Imagine só um meio de transporte que consiga transportar até 25 mil pessoas por hora em um sentido, que seja silencioso, não poluente, manutenção e construção baratos e fosse impossível de bater? Isso existe? SIM! E a invenção é brasileira, é gaúcha!

O Aeromóvel foi criado por Oskar Coester, que foi responsável pela manutenção da Varig, quando esta tinha o comando de Rubem Berta.
Em 1959 a velocidade dos aviões triplicou, fazendo com que distâncias entre grandes centros urbanos passassem a ser medidas, não mais em "quilômetros", mas em "tempo". Essa revolução no transporte motivou estudos independentes de Coester, com o objetivo de encontrar alternativas para mobilidade que ignorasse os obstáculos existentes das ruas e das avenidas, com baixo custo de implantação, operação e reduzido impacto ambiental.

Imagine um trem que é movido pelo ar, como um barco a velas... Como assim?

O veículo possui um duto de ar por baixo dos trilhos e "uma vela", que é empurrada por ar comprimido que passa por este duto. O ar empurra a composição assim como empurra um barco a velas, o funcionamento é pneumático, assim como portas de trens e ônibus.
Para que isto ocorra, o veículo precisa ser leve e Coester estudou bastante como poderia deixar os veículos leves e seguros.
O resultado disso foi uma modesta pista de aproximadamente 30 metros de comprimento com um veículo rudimentar para um passageiro montada em 1977. E em 1978 a primeira patente foi concedida a Oskar Coester, pela Inglaterra. Posteriormente, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, Brasil e outros reconheceram sua criação.

Se forem colocados dois veículos um em direção ao outro para se chocar, em determinado momento o ar que está entre os dois não poderá mais ser comprimido e os veículos não vão colidir. ou seja, mesmo em caso de falha dos sistema, ele é desenhado para ser impossível sua colisão. Dá-se o nome disso falha segura.

O Aeromóvel é extremamente silencioso, uma vez que os motores elétricos encontram-se afastadas dos veículos. E uma vez que se utiliza de motores elétricos industriais de baixa corrente e potência para o acionamento mecânico dos sopradores, a emissão de poluentes gasosos é nula. O consumo energético equivalente encontra-se em patamares inferiores à metade dos observados nos sistemas sobre pneus.
O reduzido índice de peso-morto por passageiro transportado do sistema proposto (razão entre a massa total do veículo vazio pela lotação máxima de passageiros) é alcançado devido ao caráter passivo do veículo, resultando em um significativo baixo custo relativo de investimento no Aeromóvel e num ainda menor custo de operação e manutenção.

Ou seja, é tecnologia brasileira boa para o meio ambiente, silenciosa, com risco zero de colisão, muito mais barata que diversas outras existentes e foi inventada há mais de 30 anos! Por que não é utilizada amplamente? Isso descobriremos analisando um pouco mais a história do Aeromóvel e a nossa linda política que tende a desviar seu dinheiro e não trazer benefícios à população que veremos mais adiante.

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