6.7.13

Tatuagem: Pontilhismo

O pontilhismo, ou dotwork, é, como o nome já diz, um estilo de desenho composto por pontos. Na história da arte ocidental, o surgimento dessa técnica está associado ao Impressionismo, mas é considerado um estilo pós-impressionista, chamado propriamente de Pontilhismo ou Divisionismo. Uma ideia geral do Impressionismo é que as pinturas reproduzem as impressões do artista, ou seja, sua visão imediata e momentânea de algo.

O efeito ótico do pontilhismo se dá pela justaposição de cores – em vez de sua mistura -, baseada na teoria das cores complementares, na qual busca-se cores que ofereçam mais contraste entre si. A justaposição das cores num quadro seria responsável por criar a ilusão de sombras e variações de tonalidade, ou efeitos diferentes como o de um “negativo” ou a impressão de movimento.

Na tatuagem, é difícil encontrar um ponto inicial (com o perdão do péssimo trocadilho) em que a técnica tomou forma em tempos modernos. Na verdade, formar um desenho a partir de pontos é um preceito básico da tatuagem, se pensarmos que, antes de surgir a máquina elétrica, a maioria das técnicas consistia em fazer vários pontos com agulhas, até preencher completamente um determinado espaço. Pelo próprio funcionamento da máquina de tatuagem, uma tattoo moderna também é feita com pontos, só que o batimento da agulha é tão rápido que não nos damos conta disso, porque nem mesmo conseguimos enxergar o processo, só o efeito resultante no traço.

Mesmo sem perder de vista a história do pontilhismo na arte ocidental, se repararmos a maior parte das tatuagens pontilhadas, vamos perceber que há uma preferência por desenhos orientais ou geométricos, como os mandalas e as artes sagradas hindus, budistas, tibetanas, tailandesas, entre outras. Isso me faz pensar que, talvez, o pontilhismo na tatuagem tenha se originado dessas práticas antigas como a tatuagem Yantra, realizada na Tailândia. De fato, muitos tatuadores modernos que se dedicam ao dotwork usam uma técnica chamada handpoking, dispensando a máquina e fazendo da haste com a agulha uma espécie de caneta. Essa técnica é bastante semelhante às usadas em rituais orientais de tatuagem, nos quais se usam bastões de madeira ou bambu com agulhas atadas às pontas.

Achou interessante? Quer conhecer alguns trabalhos e artistas que utilizam Pontilhismo? Então acesse o Tattoo Tatuagem

Nenhum comentário: