5.6.13

Fotógrafa registra sua filha vestida como importantes mulheres da História

Uma fotógrafa estadunidense, Jaime C. Moore, procurou por ideias para registrar os 5 anos de sua filha, Emma. Percebendo que tudo o que existia para que as maninas se inspirassem eram as princesas Disney, Moore resolveu mostrar à sua filha exemplos de mulheres reais. Mulheres que, numa sociedade patriarcal desde sempre, fizeram a vida da pequena Emma melhor.

“Vamos esquecer as bonecas Barbie e as princesas da Disney por apenas um momento e mostrar para nossas meninas as mulheres reais que podem ser.”

“Esqueça convencionalismos, esqueça o que o mundo pensa sobre você sair do seu lugar, pense os seus melhores pensamentos, fale as melhores palavras, faça seus melhores trabalhos, buscando apenas aprovação de sua própria consciência. Eu prefiro fazer história…do que escrevê-la.”

Susan B. Anthony, ativista do século XIX, lutou por toda sua vida pelo direito ao voto feminino nos Estados Unidos.

“Para ser insubstituível, é preciso ser diferente. A vida não tem nada a ver com encontrar a si mesmo, mas sim com criar a si mesmo. Uma garota deveria ser duas coisas: quem e o que ela quiser.”

Coco Chanel, estilista francesa que construiu um império no ramo da moda. Quebrou o paradigma de espartilhos apertados, acessórios desconfortáveis e ostentosos chapéus para criar um estilo de luxo íntimo.

“De vez em quando, mulheres deveriam fazer por si mesmas o que os homens já fizeram – ocasionalmente, até o que eles não fizeram – estabelecendo-se, assim, como pessoas, e, talvez, encorajando outras mulheres a buscarem maior independência de pensamentos e ações. Estas considerações foram de grande contribuição para que eu desejasse fazer aquilo que eu tivesse vontade de fazer.”

Amelia Earhart fez dos direitos igualitários sua luta. Pioneira em voar sobre o Atlântico duas vezes, recebeu o “The Distinguished Flying Cross”, foi considerada uma das melhores pilotos dos Estados Unidos, quebrou diversos recordes e, até hoje, é referência na aviação.

“Seja bem-humorada. Não pense nos fracassos de hoje, mas no sucesso que pode vir amanhã. Vocês se propuseram a realizar tarefas difíceis, mas serão bem-sucedidas se persistirem e conhecerão a alegria de superar obstáculos. Lembrem-se: nenhum esforço que fazemos para alcançar algo belo é perdido. O que eu estou buscando não está lá fora, está dentro de mim.”

Helen Keller foi uma filósofa e ativista política. Privada, aos 19 meses, da visão e audição, é a primeira pessoa surdocega a se formar numa universidade americana – isso em 1904. Helen foi uma defensora ferrenha dos direitos das pessoas com deficiência visual e auditiva consagrando-se num símbolo para a obtenção de ações efetivas nessa causa. Dedicou-se à unificação do Sistema Braille, à luta contra o preconceito, ao direito de instrução, à preparação de surdos e cegos para o trabalho, etc. Hoje, diversos institutos nacionais e internacionais levam o seu nome.

“Minha família tem mulheres muito fortes. Minha mãe nunca riu do meu sonho com a África, mesmo que todo mundo tivesse rido, devido ao fato de que não tínhamos dinheiro ou de que a África era o ‘Continente Negro’, ou ainda de que eu era uma garota. O que você faz, faz a diferença e você precisa decidir que tipo de diferença você quer fazer.”

Jane Goodall é uma primatologista, etóloga e antropóloga britânica que, há mais de 40 anos, dedica-se à conservação e estudo da vida social dos chimpanzés no Gombe Stream National Park, da Tanzânia. Ativista, criou o Instituto Jane Goodall, sendo referência mundial na luta em defesa desses animais. Jane também já presidiu a organização mundial “Advocates for Animals”, que faz campanhas contra o uso de animais em pesquisas médicas, zoológicos, esportes, etc.

Ctrl+C: Literatortura

Nenhum comentário: