18.5.13

De onde vieram os palavrões?

Boceta - Era uma caixinha de madeira onde as mulheres gregas e romanas guardavam suas jóias. Poemas do século XVIII já a usavam como metáfora para a genitália feminina. Alguém duvida que ainda seja uma caixinha de jóias?

Caralho - É o nome da cestinha que fica no alto do maior mastro de uma caravela. Logo, os marujos portugueses mais engraçados começaram a dizer: "O meu é tão grande quanto um caralho" e temos um palavrão.

Cu - É o nome do buraquinho no fundo da agulha por onde se introduz a linha. Você não sabia que sua avó que passa o dia inteiro costurando era a que mais usava o cu na sua casa, né?

Foder - Verbo latino que designa relação sexual.

Fodido - A conotação de submissão, humilhação. Aqui entram também as expressões "Vá tomar no cu", "Vá se foder". Interessante: os termos "coitado" e "tadinho" também significam que a pessoa sofreu coito, mas ninguém usa pra isso, né?

Piroca - em português arcaico, significa "careca". "E aí gata, quer ver meu careca?"

Porra - Do latim "porrum", que designa uma haste com ponta protuberante. É a mesma origem que "porrete" ou mesmo "alho-poró". Logo foi associada à imagem do pênis e, posteriormente, à do sêmem. Também por esta associação da imagem surgiram os termos "cacete", "pau" e "pica"(que era uma lança medieval).

Puta - Para esta, há mais de uma versão. 1) Nada além do latim "putta", que significa "menina". 2) Veio de "puate" - mulheres que cuidavam das thermas gregas (tipo uma sauna) e que, eventualmente, se relacionavam com os clientes. 3) Derivou do nome da deusa grega Poda, a quem as sacerdotizas homenageavam realizando divertidos bacanais. Para mim, a primeira faz mais sentido, afinal, Vodka é "aguinha" em russo.

Agora eu vou dar uma voltinha lá nas meninas...

Ctrl+C: Muito Interessante.

Nenhum comentário: