30.4.13

Como se preparar para uma longa viagem de carro


Não há nada mais gratificante para um macho do que sentar ao volante de um possante(mesmo que não seja tão "possante" assim) e viajar por distâncias além do horizonte. A sensação de liberdade que se tem é algo fora do normal, todos deveríamos fazer uma viajem assim pelo menos uma vez na vida.

A não ser que você esteja ao volante de um supercarro nas estradas montanhosas da Itália com um helicóptero de apoio te vigiando de perto, não existe viagem perfeita. Felizmente, podemos caprichar nos preparativos.

Cheque os fluidos (e leve mais)
Confira o óleo do motor, fluido do radiador, fluido dos freios, fluido do câmbio, e faça tudo isto em casa, pra não ter que fazê-lo de maneira forçada no meio do caminho e talvez ter que desembolsar uma grana federal por algo de baixa qualidade em um mecânico picareta.
Aliás, não é só seu carro que precisa de fluidos, você também vai precisar. Sabe quanta água você deve levar para uma longa viagem de carro? Mais água. Não, mais do que isso. Pode colocar mais um pouco aí. MAIS!

Leve uma caixa de ferramentas
Não adianta levar fluidos extras e não ter como utilizá-los. Felizmente todo macho que se preze tem uma caixa de ferramentas no carro, né?

Cheque os pneus e o estepe
Caso você tenha dúvidas sobre como trocar um pneu, aqui tudo está explicado.
Acredite: muita gente deixa de conferir se os pneus estão bem calibrados ou em condições de rodar mesmo antes de rodar por milhares de quilômetros. Não se esqueça de conferir se você tem um bom estepe, as ferramentas necessárias para trocar o pneu, um macaco e o triângulo.

Limpe seu carro (pelo menos por dentro)
Você quer passar quanto tempo sentindo aquele cheiro de comida velha que você deixou no banco de trás há anos? Não precisa estar impecável por fora, mas você vai querer pelo menos dar uma boa passada de aspirador de pó por dentro do carro antes de sair, né?

Música
Uma viagem longa é a hora correta pra ouvir, sei lá, a discografia daquela banda que você baixou há oito meses mas ainda “não teve tempo de escutar”. Eu ainda acho que nada combina mais com uma estrada que AC/DC. Apenas não faça como Marshall e Ted:


Rádios são uma boa opção
Se vocês estiverem viajando em dois ou mais carros, uma boa ideia é levar rádios, daqueles walkie-talkies. São melhores que celulares, principalmente em regiões serranas e no meio do nada.

Tire o sono atrasado
Dirigir cansado é uma merda. E um perigo.

Leve dinheiro em espécie
Dinheiro é bom por duas coisas: primeiro, nunca se sabe se por acaso você vai ficar preso em um posto no meio do nada que sequer possui máquina de cartões. Segundo, é importante ter uma grana para comprar bobagens e lembrancinhas na beira da estrada que você não verá em nenhum outro lugar.

Não confie só no GPS
Claro, nada contra você ter o GPS do celular pronto para alguma emergência. Mas talvez seja bacana planejar sua viagem no papel antes de ir. E é bom ter um mapa no carro. E não é só para quando você ficar sem bateria ou sem sinal. Falo de entender melhor o lugar para onde está indo e como fazer para chegar lá. Vai te ajudar a crescer como pessoa.

Faltou algo? Você possui alguma experiência legal pra contar? Os comentários existem para isso.

Ctrl+C: Jalopnik Brasil

Nenhum comentário: