5.3.13

Regra 16 - O tiro de meta


Você é um macho que vive no Brasil, país do futebol. Você vai no boteco beber cerveja e assistir os jogos do seu time e dos rivais toda quarta e domingo. Você tem opiniões sobre tudo o que acontece no meio futebolístico e é respeitado por isso. Tem até um time no Cartola FC com alguma pontuação boa. E sempre comenta lances com aquele bordão do Arnaldo "A regra é clara!"
Mas, vem cá... Que regra? Quantas regras o futebol tem? Isso você não sabe, né? Depois se acha o maioral. Antes que você vá abrir o Google pra procurar as regras, aqui vai. O futebol tem apenas 17 regras e aqui vão elas:

O tiro de meta é uma forma de reiniciar o jogo.
Um gol pode ser anotado diretamente de um tiro de meta, porém somente contra a equipe adversária.
Se concederá um tiro de meta quando a bola tenha ultrapassada em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por último um jogador da equipe atacante, e não tenha marcado um gol conforme a Regra 10.

Procedimento:

- A bola será lançada de qualquer ponto da área de meta por um jogador da equipe defensora;
- Os adversários deverão permanecer fora da área penal até que a bola esteja em jogo;
- O executor do tiro não poderá voltar a tocar na bola até que esta tenha tocado a outro jogador;
- A bola estará em jogo quando tiver sido lançada diretamente fora da área penal.

Contravenções/Sanções:

- Se a bola não for lançada diretamente fora da área penal o tiro de meta será repetido;

Tiro de meta executado por qualquer jogador, exceto o goleiro:

- Se a bola está em jogo e o executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos), antes que esta tenha tocado a outro jogador, será concedido tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde a falta foi cometida;
- Se a bola está em jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos antes deste ter tocado a outro jogador, será concedido tiro livre direto à equipe contrária, desde o lugar onde a falta foi cometida;
- Será concedido um tiro penal se a falta foi cometida dentro da área penal do executor.

Tiro de meta lançado pelo goleiro:

- Se a bola está em jogo e o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador, será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde a falta foi cometida.
- Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta tenha tocado a outro jogador, será concedido um tiro livre direto à equipe contrária se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro, e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta foi cometida;
- Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro, e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta foi cometida.

Para qualquer outra infração à Regra o tiro de meta será repetido.

Nenhum comentário: