26.2.13

Regra 15 - O arremesso lateral


Você é um macho que vive no Brasil, país do futebol. Você vai no boteco beber cerveja e assistir os jogos do seu time e dos rivais toda quarta e domingo. Você tem opiniões sobre tudo o que acontece no meio futebolístico e é respeitado por isso. Tem até um time no Cartola FC com alguma pontuação boa. E sempre comenta lances com aquele bordão do Arnaldo "A regra é clara!"
Mas, vem cá... Que regra? Quantas regras o futebol tem? Isso você não sabe, né? Depois se acha o maioral. Antes que você vá abrir o Google pra procurar as regras, aqui vai. O futebol tem apenas 17 regras e aqui vão elas:

O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo. Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral.

Será concedido arremesso lateral:

- Quando a bola tiver ultrapassado em sua totalidade a linha lateral, seja por terra ou pelo ar;
- Do ponto por onde ultrapassou a linha lateral;
- Aos adversários do jogador que tocou por último na bola.

Procedimento:

No momento de lançar a bola, o executor deverá:

- Estar de frente para o campo de jogo;
- Ter uma parte de ambos os pés sobre a linha lateral ou no exterior da mesma;
- Usar de ambas as mãos;
- Lançar a bola de trás e por cima da cabeça.

O executor do arremesso lateral não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador. A bola estará em jogo tão logo tenha entrado no campo de jogo.

Contravenções/Sanções:

Arremesso lateral executado por qualquer jogador, exceto o goleiro:

- Se a bola estiver em jogo e o executor do arremesso toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador, será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta.
- Se a bola está em jogo e o executor do arremesso toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador, será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta. E será concedido um tiro penal se a falta for cometida dentro da área penal.

Arremesso lateral lançado pelo goleiro:

- Se a bola está em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com a mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador, será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta.
- Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta tenha tocado outro jogador, será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será lançado, do lugar onde a falta foi cometida. E será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro e o tiro será lançado do lugar onde a falta foi cometida.

Se um adversário distrai ou estorva de forma incorreta o executor do arremesso:

- Será advertido por conduta antiesportiva e receberá o cartão amarelo.

Para qualquer outra contravenção à Regra:

- O arremesso lateral será executado por um jogador da equipe contrária.

Nenhum comentário: