22.1.13
Regra 11 - O Impedimento
Assunto:
Manual do Macho
Você é um macho que vive no Brasil, país do futebol. Você vai no boteco beber cerveja e assistir os jogos do seu time e dos rivais toda quarta e domingo. Você tem opiniões sobre tudo o que acontece no meio futebolístico e é respeitado por isso. Tem até um time no Cartola FC com alguma pontuação boa. E sempre comenta lances com aquele bordão do Arnaldo "A regra é clara!"
Mas, vem cá... Que regra? Quantas regras o futebol tem? Isso você não sabe, né? Depois se acha o maioral. Antes que você vá abrir o Google pra procurar as regras, aqui vai. O futebol tem apenas 17 regras e aqui vão elas:
A regra de impedimento entende-se melhor quando a dividimos em duas partes: a posição de impedimento e a marcação da irregularidade.
Um jogador se encontra em posição de impedimento quando quatro condições se cumprem:
- Este jogador está no campo de ataque;
- Ele está mais próximo da linha de fundo adversária do que a própria bola;
- Ele se encontra mais próximo da linha de fundo adversária do que o penúltimo oponente (qualquer parte do seu corpo, tronco, cabeça ou pés, exceto as mãos);
- O companheiro que lhe passa diretamente a bola não está cobrando um tiro de meta, um escanteio ou um arremesso lateral.
Porém, o simples fato de um jogador estar em posição de impedimento não implica a marcação automática da irregularidade. O juiz só deve apitar tiro livre indireto, paralisando o jogo, no momento em que a bola tocar acidentalmente esse jogador em posição irregular, ou no momento em que a bola lhe for destinada num passe direto, e mesmo assim, somente quando na opinião do juiz, uma das três condições abaixo de cumpra:
- O jogador em posição de impedimento participa ativamente da jogada: Ao receber um passe, ao desviar a bola, ou;
- Esse jogador obtém vantagem direta a partir do impedimento: Ao aproveitar um rebote, se no momento do chute ou cabeçada estava adiantado ou;
- Ele atrapalha diretamente um adversário: Ao obstruir claramente sua visão, ou enganá-lo com uma finta de corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário