31.1.13

Primeira escola sustentável do Brasil

A Escola Estadual Erich Walter Heine é a primeira da América Latina a receber o certificado LEED Schools (Leadership in Energy and Environmental Design), do Green Building Council. Poucas têm o selo. Fora os EUA, que concentram 118 construções desse tipo, Noruega, Bali e agora Brasil somam 121 escolas certificadas em todo o mundo.

A lista de características que conferem o status à construção é grande. Um exemplo é o sistema que capta água da chuva para uso nas descargas dos vasos sanitários, nos jardins e na limpeza e chega a economizar metade da água potável disponível no local. Outras medidas interessantes são:

- Iluminação toda feita com lâmpadas LED, o que reduz em até 80% o consumo de energia. Há também painéis solares para geração de energia limpa;
- Formato da construção pensado para gerar maior aproveitamento da circulação do ar e, por isso, menor necessidade de refrigeração;
- Coleta seletiva e espaço para armazenar lixo para reciclagem;
- Uso de “telhado verde” com vegetação que absorve calor (deixando o ambiente com temperatura mais amena) e melhora o escoamento de água da chuva;
- Bicicletário e vagas especiais para veículos com baixa emissão de poluentes;
- Acessibilidade a alunos com necessidades especiais;
- Tratamento acústico nas salas de aula, corredores e ambientes internos próximos às salas;
- Análise prévia da qualidade do solo para a construção e uso de 70% da permeabilidade natural do terreno;
- Reaproveitamento de 100% do material de entulho gerado durante a obra.

A certificação para construções verdes dialoga com a necessidade cada vez maior de soluções que interliguem construção civil e sustentabilidade. Segundo dados da USP, de 40% a 75% dos recursos extraídos da natureza são utilizados nesse setor, responsável por grandes impactos ambientais ao longo do processo de produção de matéria-prima, transporte, montagem e descarte.

Os “restos” gerados pelas atividades de construção e demolição geram uma massa que chega a representar 500 kg de resíduos por habitante ao ano – mesmo que seja possível reciclar ou reaproveitar a maior parte desses materiais. Por isso, iniciativas que buscam melhorar a eficiência e economia das construções são sempre bem-vindas. Você não acha?
Ctrl+C: Superinteressante

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente estrutura! Agora precisamos que as autoridades espalhem a ideia para todo o país, para que assim, mais escolas com esse patamar sejam construídas.

Shaolin disse...

Postagem antiga hein, meu amigo. A escola inaugurou 1 ano e meio atrás.....

Lucho disse...

Essa bosta desse certificado garante que a escola possui uma excelente biblioteca bem equipada? Garante salas de aula bem equipadas? Garante turmas pequenas? Garante quadras de esportes em perfeitas condições? Garante que há segurança dentro da escola?

Ou essa bosta desse certificado é só para indicar que é uma escola ecochata e politicamente correta?

E curioso ver que nenhuma escola no Canadá, na Finlândia, no Japão e na Coreia do Sul possui esse certificado. Deve ser por isso que a educação nesses países seja uma merda.

Uma reportagem dessas só podia ser da Super(des)interessante.