1.12.12

Programadora hackeia vibrador

Se você acha que já viu de tudo em termos de hacking de aparelhos, é bom se preparar: uma nerd com conhecimentos de engenharia hackeou um vibrador e contou tudo em seu blog, além de liberar todo o código-fonte necessário como código livre.

Em seu blog voltado para engenharia e hacking de gadgets, M. Elizabeth Scott conta como um vibrador da marca Lelo que ela havia comprado não era satisfatório o suficiente. Apesar de (segundo a autora) ser um aparelho muito bom, o controle remoto deixava muito a desejar, com um alcance fraco e poucas opções de customização, podendo apenas aumentar ou diminuir o ritmo da vibração.

O brinquedinho tinha potencial que acabava desperdiçado.

Isso pode até ser um problema para pessoas normais, mas para uma nerd que adora brincar com placas eletrônicas, isso era um desafio. Juntando uma placa Arduino e outras peças menores, Elizabeth criou um controle remoto controlado não pelo toque, mas por aproximação. Ou seja, ao aproximar a mão (ou qualquer outra parte do corpo) ao controle remoto, o vibrador começava a funcionar. Aproxime mais a mão, e ele funciona mais forte. Afaste, e ele vai diminuindo a intensidade.

O controle possui até mesmo um modo de “trava”, permitindo desfrutar da velocidade desejada sem precisar manter sempre o controle por perto.
Basicamente, é um brinquedinho sexual que responde não apenas a comandos simples como “ligar” ou “desligar”, mas sim a estímulos.

Segundo Elizabeth, isso faz mais sentido, já que isso torna a experiência menos mecanizada. Como a autora ressalta, esse conceito pode ser aplicado não apenas a vibradores, mas a uma gama muito maior de apetrechos. Ela imagina outras possibilidades, como incluir um acelerômetro ao controle remoto, ou até mesmo hackear a camera do Kinect para usar a detecção de movimento e com isso gerar respostas diferentes dos aparelhos. A prova de que, tendo imaginação e força de vontade (além de uma mente aberta), é possível usar programação em qualquer lugar.

Ctrl+C: Tecnoblog

Nenhum comentário: