6.11.12

Regra 1 - Campo de jogo


Você é um macho que vive no Brasil, país do futebol. Você vai no boteco beber cerveja e assistir os jogos do seu time e dos rivais toda quarta e domingo. Você tem opiniões sobre tudo o que acontece no meio futebolístico e é respeitado por isso. Tem até um time no Cartola FC com alguma pontuação boa. E sempre comenta lances com aquele bordão do Arnaldo "A regra é clara!"
Mas, vem cá... Que regra? Quantas regras o futebol tem? Isso você não sabe, né? Depois se acha o maioral. Antes que você vá abrir o Google pra procurar as regras, aqui vai. O futebol tem apenas 17 regras e aqui vão elas:

Da grama
A grama pode ser natural ou sintética,de acordo com as regras da competição. Se for sintética, a grama precisa ser verde.

Das linhas
O terreno de jogo é delimitado por linhas, que integram as áreas que delimitam; ou seja, a linha da grande área faz parte da grande área, por exemplo, assim como as linhas laterais são consideradas parte do campo. As linhas devem ter espessuras iguais entre si, não superando 20cm.

Do campo
O campo de jogo é retangular, sendo as duas linhas de marcação mais compridas as linhas laterais e as mais curtas, as linhas de baliza - ou linhas de fundo. O comprimento permitido para as linhas laterais varia entre 90 e 120 metros, e as linhas de fundo podem ter entre 45 e 90m. A linha de meio de campo é traçada paralela às linhas de fundo e divide o terreno de jogo em duas metades iguais. No ponto central desta linha localiza-se a marcação do centro do campo, ao redor do qual se traça um círculo com raio de 9,15 metros - o círculo central. A função do círculo central é determinar a distância mínima a que os jogadores adversários devem se manter da bola quando do início e reinício de jogo por equipe adversária (Cf. Regra 8).

Da grande área
A grande área, ou área de grande penalidade se delimita por: 1) Duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a 16,5m do interior da cada poste da meta. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distância de 16,5m; 2) Uma linha paralela à linha de fundo que une as duas linhas perpendiculares numa extremidade e; 3) A linha de fundo, na outra extremidade. Em cada grande área faz-se uma marca a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes: é a marca do pênalti. Usando-a como ponto central, no exterior de cada área de grande penalidade traça-se um semicírculo com raio de 9,15 metros. Esse semicírculo delimita a distância mínima a que devem permanecer os jogadores quando da cobrança de um pênalti (Cf. Regra 14).

Da pequena área
A pequena área se delimita 1) Pela linha de fundo; 2) Por duas linhas que partem perpendiculares da linha de fundo, a 5 metros para fora de cada trave e com 5,5 metros de comprimento; 3) Por uma linha paralela à linha de fundo, que une o final das linhas perpendiculares.

Das metas
As metas estão ao centro de cada linha de fundo. A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância do solo ao travessão é de 2,44 metros. Os postes e o travessão são da mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. E deverão ser de material aprovado, principalmente no sentido de não constituir perigo para os jogadores. As linhas de fundo terão as mesmas dimensões do poste e travessão. As redes das metas devem estar fixadas e não conter qualquer tipo de buraco além da trama normal das redes, serem presas de forma conveniente e não atrapalharem o goleiro.

Das bandeiras
As bandeiras de canto devem ter no máximo 1,50 cm de altura e não podem ser pontiagudas. Elas também podem ser fixadas na intersecção das linhas laterais com a linha de meio campo, e nesse caso, não podem ultrapassar 1m.
Das marcas de escanteio
As marcas de escanteio são quartos de círculo de 1m com raio partindo de cada bandeira de escanteio.

Nenhum comentário: