À primeira vista os benefícios ambientais dos veículos elétricos parecem óbvios. A ausência de um cano de escape significa a ausência de poluentes nocivos, certo? Claro que não.
É mais que conhecido o fato de que a eletricidade que move um carro é um fator importante, e a produção de carros elétricos é mais agressiva ao meio-ambiente que a de um carro convencional. Na verdade, um novo estudo do Instituto Norueguês de Ciência e Tecnologia investigou exatamente esta ideia, e descobriu, entre outras coisas, que a produção de veículos elétricos tem duas vezes mais potencial de aquecimento global do que a produção de carros convencionais.
O potencial de aquecimento global da produção de veículos elétricos é quase duas vezes maior do que os da produção de carros convencionais.
O relatório também constata:
[...]veículos elétricos demonstram potencial para aumentos significativos da toxicidade humana, contaminação e eutrofização de água doce, e esgotamento de metais, em grande parte provenientes da cadeia de fornecimento de veículos. Os resultados foram baseados em hipóteses sobre a fonte da eletricidade, consumo de energia de fase, tempo de vida do veículo, e programas de substituição de baterias.
Muito do desempenho ambiental dos veículos elétricos depende de quanto tempo eles são mantidos em uso. Eles são eficientes, portanto quanto mais tempo eles forem usados, mais eles minimizam os impactos causados por sua produção. E em lugares como a Europa, onde a eletricidade é gerada a partir de várias fontes, eles representam “um decréscimo de 10% a 24% no potencial de aquecimento global em relação a veículos convencionais movidos a diesel ou gasolina, considerando uma vida útil de 150.000 km”.
Os carros elétricos em si têm vantagens significativas em termos ambientais e de consumo de energia (e também manutenção) em relação aos veículos com motores de combustão, mas eles são apenas uma parte de um sistema maior. Os métodos de produção serão aprimorados e cada vez mais eletricidade será gerada de fontes renováveis.
Quem tem um veículo elétrico e está verdadeiramente preocupado com o impacto ambiental (o que é admirável, claro), é melhor gostar muito do carro, porque para compensar o estrago causado, é preciso mantê-lo por um bom tempo. A substituição do conjunto de baterias ainda é um tanto desconhecida, mas de acordo com um engenheiro da Ford com quem conversei, elas estão durando muito mais que o previsto. Essa informação vem dos estudos de frotas de veículos híbridos usados como táxis.
Sinta-se a vontade para entregar uma cópia do estudo para o próximo eco-chato que tenta te convencer sobre as vantagens de um carro elétrico.
Ctrl+C: Jalopnik Brasil.
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