4.10.12

Piercings no mamilo e amamentação, o que fazer?

O piercing nos mamilos é uma das perfurações mais populares do mundo e para muitas mulheres é comum ficar em dúvida sobre se a perfuração pode interferir em uma futura amamentação e se isso pode prejudicar o bebê caso a joia não seja removida já durante a gravidez como deve acontecer com o piercing de umbigo. A verdade é que o piercing no mamilo não impede ou prejudica de forma alguma a amamentação pois os seios produzem leite normalmente pois os dutos de leite no interior da mama permanecem intactos, diferente do que acontece em algumas cirurgias de mama que podem danificar estes importantes canais para produção e passagem de leite materno até o bebê.

Mamilos perfurados, diferente do que muitos acreditam não podem espirrar leite na direção errada ou ter uma saída menor de leite do que mamilos comuns, tem o mesmo funcionamento para a amamentação pois cada mamilo possui de 15 a 20 poros minúsculos para saída de leite que permanecem saudáveis com a perfuração.

As mais preocupadas podem trocar a jóia por uma peça mais simples de remover (como mini barras retas) e remover o piercing antes da mamada do bebê e recolocar a jóia logo após. Isso é uma boa medida a ser adotada também com bebês que tenham o hábito de sugar o mamilo com muita força durante a amamentação. Outra opção que a mãe tem é retirar o piercing do mamilo e somente recolocá-lo quando terminar aleitamento materno, o que pode ser um pouco trabalhoso já que a perfuração pode tanto se tornar menor como fechar por completo.

Para quem quer colocar um piercing no mamilo durante a gravidez

Infelizmente não é recomendável que se coloque um piercing no mamilo durante a gravidez. O piercing pode ser mantido após a gravidez e durante o aleitamento materno mas colocá-lo durante a gestação traz riscos de infecções ou de prejudicar os dutos de leite caso a cicatrização demore (o piercing de mamilo tem uma das cicatrizações mais demoradas de todas as perfurações).

Então se você já tem um piercing no mamilo saiba que pode mantê-lo durante o aleitamento materno sem problemas, mas se você não tem ainda terá que esperar até passar o periodo da amamentação para colocar este piercing.

Texto baseado em artigo no www.pregnancy.org

Ctrl+C: Tinta na Pele.

Nenhum comentário: