28.10.12

Não confunda o Windows 8 com o Windows RT

Com a chegada do Windows 8 ao mercado, muitos dispositivos passaram a ser vendidos com este sistema operacional instalado. Mas, aí você vai ver que uma das opções de sistema operacional é um tal de "Windows RT" que, olhando, é igual ao Windows 8 PRO. Resultado: Uma galera vai comprar tablets achando que está comprando o novo Windows 8 e vai se dar mal na hora que ver que é um sistema completamente diferente, que não roda seus aplicativos do Windows 7(Espero que não tenha mais gente que use o XP)... Já prevejo os mesmos "técnicos" que reclamavam do Vista não rodar o Nero 5 no Vista dizendo que o "Windows 8 é ruim", pois tentaram instalar jogos no Windows RT achando que era o Windows 8.


Bom, a realidade é que o Windows RT está para o Windows 8 como o iOS está para o Mac OS X. São voltados para hardwares e fins diferentes. O que confunde tudo é que a interface principal dos dois é praticamente a mesma.

O Windows RT é um Windows novo, feito especificamente para dispositivos que funcionam com processadores ARM, eles estão presentes na maioria dos tablets e smartphones da atualidade. O responsável pela divisão Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, ressaltou:

“O Windows RT é uma variante do Windows 8, compatível com dispositivos cuja arquitetura do processador é ARM. Hoje acreditamos que existem mais de 420 milhões de dispositivos compatíveis com o nosso software, o que dever tornar o acesso de muitos usuários ao tablet extremamente facilitado”

O Windows RT não rodará a maioria dos seus programas antigos(O que fez o Vista ficar mal falado), para um software rodar, ele precisará rodar em processadores ARM, além de ter que passar por uma reestilização para a nova interface Metro Style UI, (que é uma das maiores inovações em termos de interface dos últimos tempos, na minha opinião) para que as atualizações do aplicativo fiquem visíveis sem precisar abrir o aplicativo, por exemplo.

O meio principal de entrada de apps será a Windows Store, lá será o único meio oficial para você instalar aplicativos do Windows RT de formas oficial. O que quem usa Android e iOS já deve estar acostumado. Há um total de 5.562 apps na Windows Store em todo o mundo, e 94% deles são compatíveis com Windows RT. É um número muito bom, e inclui o apoio de pesos pesados como Netflix, Evernote e Amazon. Os apps da própria Microsoft também ajudam. Ainda não há apps oficiais básicos, como para Twitter e Facebook. Outro problema está em navegadores como Firefox e Chrome, que não devem ter versão para Windows RT tão cedo, apps "Style" não podem abrir mais de um processo por vez (como o Chrome faz com suas abas), e é difícil implementar plugins.


Para muitas tarefas básicas, isso não será um problema. E isso vale especialmente para estudantes, uma vez que o RT acompanha uma versão gratuita do Office 2013, o Office RT, que inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote, e sincroniza seus documentos usando o SkyDrive.

Você não terá o Outlook com o seu Office RT, portanto será necesário usar o Mail e Calendar para sincronizar com o Exchange, além de não pode usar o Windows RT com um domínio Windows Active Directory. Portanto, no mundo corporativo o Windows RT pode ter alguma resistência.

Para a maioria dos consumidores, que vão usar tablets com Windows da mesma forma que um iPad, o Windows RT deve ser muito bom – especialmente depois que a Microsoft encher a Loja com mais apps. A microsoft tem investido muito na produção de apps para Windows 8 e Windows Phone, o que vai aumentar a oferta de apps para Windows RT rapidamente.

Claro, o Windows RT é feito para processadores ARM, ou seja: maior duração de bateria, dispositivos mais leves e preço mais barato.

Mas, se você pretende usar seus aplicativos que utiliza no Windows 7, não compre o Windows RT. Vá de Windows 8. Você foi avisado.

Nenhum comentário: