31.7.12

Cuidados com os Pneus

O mundo moderno, ecologicamente correto e com igualdade entre sexos de hoje em dia tem feito de você, homem moderno, um maricas. Buscando evitar que fiquemos cada vez menos úteis e sua mulher acabe te traindo com um marceneiro ou mecânico, resolvi criar este manual para que você recupere seu lugar na cadeia alimentar e não chame sua mãe sempre que acabar de fazer suas necessidades.

Continuando a postagem anterior, vamos ensinar você a cuidar do pneu do seu carro pra você não passar vergonha tendo que chamar o seguro pra trocar o pneu do seu carro já que você é um homem politicamente correto e não sabe ser um Macho-lenhador.

Pressão:
O mais importante sobre os pneus. Pneu na pressão correta traz segurança, durabilidade e economia de combustível.

- Verifique a pressão correta e utilize-a.
- Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.
- Se um pneu perde mais que 1,5 PSI/mês, existe um risco de fuga anormal da pressão: verificar o conjunto pneu/roda com um profissional qualificado.
- Nunca desinfle um pneu aquecido.
- Ter tampas nas válvulas de todos os pneus.
- Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe. Como ele fica parado, sempre coloque cerca de 2 PSI a mais que o resto dos seus pneus.

A baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na durabilidade do pneu. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo.
A rodagem de um pneu com baixa pressão ocasiona uma deformação exagerada e um aquecimento anormal. A consequência é a degradação irreversível dos elementos que constituem o pneu, podendo provocar descolamentos internos e pode favorecer o risco de explosão do pneu.
A baixa pressão também compromete a dirigibilidade do veículo, ou seja, provoca uma redução na precisão da direção, o que pode ocasionar acidentes graves.
Além disto, com a pressão mais baixa que a recomendada, a aquaplanagem surge em velocidades mais baixas que o normal.

Com alta pressão, a área de contato com o solo diminui e reduz a aderência do pneu. Isto pode aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade.
Na alta pressão, o pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.

Estado dos Pneus:
Estamos no Brasil. onde as estradas são precárias e apenas recapadas. Mal cuidadas e completamente esburacadas. Buracos, pedras e más condições podem causar danos aos pneus. Fique sempre de olho se não há rompimentos na carcaça ou bolhas nos pneus do seu carro. Na grande maioria das vezes é aconselhável trocar o pneu todo.

Prazo de validade:
É amigo, não é só o peito daquela vizinha gostosa que tem prazo de validade. O pneu também possui, e é de 5 anos após a data de fabricação e, assim como a vizinha, tem que ser avaliado e, se necessário, trocado após esta data. Para saber a data de fabricação do seu pneu é simples: procure junto à sigla DOT um numero que tenha quatro dígitos. Exemplo: 0509, que significa que o pneu foi fabricado na quinta semana(Fevereiro) de 2009.

Desgaste:
Muita coisa influencia a durabilidade dos seus pneus. A maneira como você dirige mal, as estradas esburacadas que você anda, as tralhas que leva e fazem o peso do seu carro aumentar, a pressão que você sempre esquece de verificar, etc...
Fique atento à profundidade dos sulcos (aqueles risquinhos do pneu), pois nunca podem estar abaixo de 1,6 milímetros.

Rodízio de Pneus:
O rodízio de pneus nada mais é do que a inversão de posição entre os pneus do veículo, tendo como objetivo principal prolongar a vida útil e o desgaste uniforme dos mesmos. Num carro de tração dianteira, por exemplo, as rodas da frente têm as funções de acelerar, frear e esterçar o veículo, desgastando-se mais que as de trás.
Trocando de posição os pneus dianteiros com os pneus traseiros e incluindo o pneu de estepe nesta operação, é possível adiar o momento da compra de novos pneus mantendo-se um nível equivalente de desgaste entre os quatro ou cinco pneus do veículo, e com benefícios à segurança.
Quando e de que maneira deve ser feito?
- De acordo com o esquema recomendado no manual do fabricante do veículo(Sim, você vai ter que ler o manual pra saber a pressão e frequência de troca dos pneus)
- A cada 10.000 Km.
- Preferencialmente com todos os pneus.

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