Dos ovais de terra à Le Mans, representando o país – em parceria com os britânicos no Cobra ou levando a cabo a vingança de Henry contra Enzo. O vídeo mostra os primórdios do GT40, entre as provas de longa duração nos Estados Unidos, em Daytona e Sebring, e a vitória em Le Mans. Mostra também o incrível Shelby Daytona.
Para muitos entusiastas, o nome mais lembrado quando se fala de carros preparados de alto desempenho é Carroll Shelby, e por um bom motivo. Shelby é considerado uma lenda no ramo há décadas, e sua influência continua forte como nunca.
Carroll Hall Shelby nasceu em Leesburg, no Texas, e tinha problemas de saúde desde sua infância. Quando adolescente, já com a saúde mais fortalecida, foi multado por excesso de velocidade pela primeira vez, quando pegou emprestado o Willys de seu pai. Seu interesse em andar rápido continuou quando ele serviu na Segunda Guerra Mundial como piloto de testes e instrutor de voo.
Antes de construir os carros pelos quais é conhecido, Shelby foi um piloto, correndo por várias equipes ao longo dos anos 50, como Allard, Aston Martin e Maserati. No seu último ano ao volante, venceu as 24 Horas de Le Mans pela Aston.
ém, mais que um piloto, Shelby será lembrado como o homem que construiu muitos carros velozes. O primeiro deles, e talvez o mais icônico, veio em 1959, quando Shelby obteve licença para importar os ingleses AC Ace. Ele substituiu os motores Bristol seis-em-linha por um V8 Ford 260 (3,6 litros), criando um esportivo leve e incrivelmente veloz. Shelby trabalhou para todas as três grandes construtoras americanas, produzindo carros como seu Série 1 com mecânica GM, protótipos do Dodge Viper e a linha Mustang Shelby para a Ford, que é comercializada até hoje.
A carreira de Shelby não escapou de polêmicas: sua empresa se associou com outras que usavam mão de obra prisional para construiu Mustangs. Além disso, Shelby saltava números de chassi para dar a impressão de que sua produção era maior do que realmente era para homologar seus carros de corrida. Nos anos 90, Shelby disse ter descoberto “chassis” perdidos e começou a finalizar e vender esses carros. Mais tarde, descobriu-se que os carros “encontrados” eram, na verdade, construídos do zero. Estes carros, hoje chamado de “continuation cars”, são vendidos como Cobras CSX4000. Houve também outros problemas relacionados com números de chassi e abuso sexual ligados a Shelby desde o ano passado.
Shelby também teve outros negócios mais incomuns, como uma fazenda de criação de galinhas, um festival de chili no Texas e uma marca de desodorante chamada Pit Stop de Carroll Shelby.
Nos últimos anos sua saúde voltou a agravar-se. Ele recebeu um coração transplantado em 1991, e isso foi tão marcante para Shelby que ele fundou a Fundação Carroll Shelby, para ajudar crianças que precisam de transplantes de órgãos.
Carroll Shelby foi uma personalidade absolutamente lendária, e todos sentirão muito a sua ausência.
Ctrl+C: Jalopnik Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário