18.4.12

Microsoft aparece novamente como Top contribuidora do Linux

Para quem tem acompanhado o artigo na Wired mais uma vez a Microsoft apareceu como uma das empresas comerciais que mais contribuiram com linhas de codigo no desenvolvimento do Linux. Esta é uma noticia muito interessante e vale a pena explicar um pouco mais os motivos destas contribuições e em quais areas foram feitas.

Se voce comparar a Microsoft de 10 anos atras seria praticamente impossível vislumbrar um cenario de colaboração entre as plataformas. Entretanto pessoas mudam, e empresas tambem acompanham estas mudanças de acordo com seus lideres. Analisando mais especificamente o Brasil foi a partir de 2007 que começamos os planos de Interoperabilidade, uma palavra complicada de pronunciar, mas que significa integrar, interagir entre sistemas comericias (no caso os produtos da Microsoft seriam o ponto da questão) com tecnologias Open-source. De lá para cá muitos progressos foram feitos, e hoje conseguimos ter dialogos produtivos com pessoas que nunca imaginariam que estariam trabalhando e cooperando em conjunto conosco. Ainda me lembro dos primeiros eventos de Open-Source que participamos, como o Latinoware (um dos maiores congressos de Open-Source da America Latina) e , com um trabalho de longo prazo, conseguimos cooperar com mais e mais pessoas da comunidade Open-Source.

Um dos principais pontos de contribuição com linhas de codigo para o kernel do Linux é a virtualização. O objetivo é fazer com que maquinas virtuais Linux tenham uma excelente performance , estabilidade e confiabilidade , da mesma forma que estariam em maquinas fisicas. Hoje boa parte dos investimentos da Microsoft estão em virtualização, principalmente no que se refere a Private Cloud, pois é claro que o mercado está (ou vai estar) adotando soluções de virtualização. Da forma como está hoje com o Hyper-V é possível afirmar que uma maquina virtual Linux suportada utilize os mesmos mecanismos de VMbus e Integraçao de componentes em Kernel level , igual a uma maquina Windows. Analisando um pouco mais significa que a Microsoft deseja que a virtualização de maquinas Linux em ambientes com Hyper-V não sejam prejudicadas em performance, confiabilidade e segurança.

Gostaria de saber onde a Microsoft desenvolve estas linhas de código? Principalmente em Redmond, na sede da Microsoft, onde o time de Open-Source tem um predio e datacenters proprios.

Ctrl+C: Blog do Fabio Hara

Nenhum comentário: