14.10.11

PC jurássico já tinha touchscreen

Imagem de Amostra do You Tube

Muita gente anda maravilhada com a facilidade das interfaces destinadas ao uso em telas sensíveis ao toque. Do iPad ao novo Windows, só se fala disso. Mas, cá entre nós, o touchscreen não é essa coisa de outro mundo. Prova disso é o fantástico HP-150, um PC de 1983 que já recebia comandos via toque.

O simpático HP-150, codinome HP-Magic, foi pioneiro na adoção das interfaces sensíveis ao toque, mas na época nem se sonhava em usar as telas resistivas ou capacitivas de hoje em dia. O touchscreen jurássico era feito por meio de infra-vermelho! Vários feixes de luz ficavam em volta do monitor monocromático de nove polegadas, tanto na parede vertical quanto na parede horizontal da moldura da tela. Assim, a posição de qualquer objeto que interrompesse a comunicação entre um ponto e outro por alguns segundos era convertida em comando para o computador.



É evidente que além da própria limitação de sensibilidade da tela, o HP-150 enfrentava a falta de utilidade para os comandos visuais. Ele rodava aplicativos bem simples no MS-DOS, como uma agenda de endereços, com uma resolução de 80 colunas por 27 linhas. Para tornar a coisa menos atraente ainda, o preço do HP-150 era salgado: 2 795 dólares. O preço alto era justificado pelo veloz processador CPU 8088, de 8 MHz.


Para saber mais sobre o HP-150, visite o HP-Museum.net. O site desenterra várias velharias, com detalhes sobre o funcionamento e as vendas. É um prato cheio para os nostálgicos!


Quer relembrar de algum produto, software ou game antigo? Mande suas sugestões pelo Twitter: @jbarreto_info.



Ctrl+C: Blog - Info - Ctrl+Z

Nenhum comentário: